ACUPUNTURA MÉDICA





         Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5.000 anos. Hoje, é praticada em quase todos os países ocidentais, em clínicas modernas, e estudada segundo procedimentos científicos rigorosos. No Brasil está entre as 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Colégio Médico de Acupuntura (CMA).





         A Acupuntura estimula pontos no corpo. Para os orientais, estes locais formam linhas chamadas de meridianos e são áreas de concentração de energia. Sua estimulação re-equilibraria as funções do organismo (equilíbrio energético, mental, funcional e orgânico), visando o fortalecimento de diversos órgãos e vísceras.



         Num estudo publicado na Fertility & Sterility, maior e mais renomada revista médica de infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (Fertilização in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou acupuntura (26,3%).



         Na Reprodução Assistida (FIV/ICSI), a ACUPUNTURA é realizada 30 minutos antes e 30 minutos logo após a transferência de embriões. Utiliza-se pontos específicos distribuídos por todo corpo da mulher, Inclusive no pavilhão auricular, objetivando um maior aporte sanguíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial e portanto, maior receptividade aos embriões.

         Além disso, pela liberação das endorfinas no sistema nervoso central, diminui o estresse emocional e a ansiedade que são muito freqüentes em casais inférteis, regulando os hormônios femininos. Os trabalhos científicos evidenciam que a acupuntura tem resultados satisfatórios se realizada no dia da transferência de embriões.

         Mesmo em casais que não desejam fazer a fertilização in vitro, a ACUPUNTURA se mostrou eficaz na melhora dos parâmetros do espermograma, principalmente no aumento do número de espermatozóides e na melhora da sua morfologia.

         Acupuntura é outro serviço que oferecemos na CLINIFERT, evidenciando o importante fator da acupuntura como coadjuvante no tratamento da infertilidade.