Acupuntura médica e a fertilidade
A acupuntura é uma especialidade Médica há 27 anos e através da inserção de agulhas específicas, estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Gerando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
Em estudo publicado na Fertility & Sterility, maior e mais renomada revista médica de infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (fertilização in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou acupuntura (26,3%).
Todo o efeito gerado ocorre de forma cumulativa, ou seja, os resultados são melhores quando realizada de forma frequente antes do início de um ciclo de FIV ou de transferência embrionária e com a utilização de várias técnicas para que o estímulo seja mais intenso, tais como, acupuntura sistêmica, eletroacupuntura, agulhamento seco, acupuntura auricular entre outras. O protocolo de Paulus é o mais conhecido e utilizado mas sabemos que quando o tratamento é individualizado os resultados são ainda mais surpreendentes.
Os benefícios são diversos: melhora na resposta a estimulação ovariana, na espessura endometrial e na sua receptividade assim como na redução da ansiedade e de suas repercussões negativas são apenas alguns exemplos.
Acupuntura é outro serviço que oferecemos na Clinifert, evidenciando o importante benefício desta especialidade como coadjuvante no tratamento da infertilidade.
Dr. Gustavo Cerqueira e Silva
CRM/SC 15339 – RQE 8127