INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA – IIU:
A inseminação intrauterina é um tratamento de baixa complexidade.
Inicialmente é realizada a estimulação da ovulação para otimizar o processo ovulatório, o que leva de 10 a 12 dias. Por meio de exames de ultrassom, é monitorado o crescimento dos folículos, que são estimulados pela administração de medicamentos indutores da ovulação. A inseminação intrauterina permite a previsão exata do dia da ovulação.
No dia da ovulação, o sêmen é preparado e inseminado na cavidade uterina por meio de um cateter bem fino e delicado, melhorando a possibilidade de fertilização.
Após a inseminação intrauterina, a paciente fica em repouso na clínica por cerca de 30 minutos e depois volta às suas atividades normais.
Em média, 14 dias após, é realizado o teste de gravidez. A paciente deve ter trompas não obstruídas, já que todo o processo reprodutivo ocorre no seu interior e o sêmen não deve ter alterações graves.
Indicações para a inseminação intrauterina:
- Diminuição da motilidade espermática.
- Diminuição leve da contagem de espermatozoides
- Aumento da forma de espermatozoides com formas anormais
- Infertilidade sem causa aparente (ISCA)
- Muco cervical hostil.
O tratamento para infertilidade mais adequado para o seu caso deve ser orientado por um especialista. A consulta é importante para um diagnóstico preciso. Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.