INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA – IIU:

A inseminação intrauterina é um tratamento de baixa complexidade.

Inicialmente é realizada a estimulação da ovulação para otimizar o processo ovulatório, o que leva de 10 a 12 dias. Por meio de exames de ultrassom, é monitorado o crescimento dos folículos, que são estimulados pela administração de medicamentos indutores da ovulação. A inseminação intrauterina permite a previsão exata do dia da ovulação.

No dia da ovulação, o sêmen é preparado e inseminado na cavidade uterina por meio de um cateter bem fino e delicado, melhorando a possibilidade de fertilização.

Após a inseminação intrauterina, a paciente fica em repouso na clínica por cerca de 30 minutos e depois volta às suas atividades normais.

Em média, 14 dias após, é realizado o teste de gravidez. A paciente deve ter trompas não obstruídas, já que todo o processo reprodutivo ocorre no seu interior e o sêmen não deve ter alterações graves.

Indicações para a inseminação intrauterina:

  • Diminuição da motilidade espermática.
  • Diminuição leve da contagem de espermatozoides
  • Aumento da forma de espermatozoides com formas anormais
  • Infertilidade sem causa aparente (ISCA)
  • Muco cervical hostil.

O tratamento para infertilidade mais adequado para o seu caso deve ser orientado por um especialista. A consulta é importante para um diagnóstico preciso. Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossos tratamentos.