Como é engravidar após a menopausa?

A menopausa é o período da vida no qual a função ovariana deixa de existir, ocorrendo interrupção da menstruação e da produção de óvulos. Portanto a possibilidade de gestação espontânea torna-se praticamente nula.

O que é a reserva ovariana?

Podemos dizer que reserva ovariana é o estoque limitado de óvulos que nasce junto com a mulher. Infelizmente, não há reposição ou aumento desse estoque ao longo da vida.

As mulheres já nascem com um número pré-determinado de óvulos?

Sim. Na vida intraútero (gestação com 16-20 semanas) o estoque ovariano da mulher conta com cerca de 7 milhões de folículos. Ao nascimento são apenas 2 milhões, que vão sofrendo uma diminuição até a puberdade, quando restam entre 300 e 500 mil óvulos. Aos 35-37 anos a mulher tem apenas 25 mil óvulos e esse estoque cai mensalmente, a cada ciclo menstrual. Quando o estoque de folículos se aproxima ao fim, geralmente a mulher se aproxima também da menopausa.

Avaliando sob o ponto de vista biológico, o pico da fertilidade é na faixa dos 20 a 30 anos. Essa seria a idade ideal de engravidar, pois a chance é de 20% ao mês. Dos 35-39 anos, essa chance mensal cai para 15-10%. Entre 40 e 42 anos, a taxa de gestação natural ao mês cai para 5%. Após 45 anos, são menores que 1%, diminuindo ainda mais até a menopausa. Aos 50 anos, as chances de gestação espontânea são praticamente nulas.

Tratamentos para engravidar e Reprodução Assistida

Felizmente com os avanços das técnicas de reprodução assistida, muitas barreiras estão sendo vencidas, possibilitando as mulheres menopausadas a vivenciarem a gestação.

O tratamento pode ser realizado através da Fertilização in vitro, com óvulos próprios congelados previamente ou óvulos doados.

No caso de óvulos doados de mulheres jovens, os mesmos podem ser adquiridos em bancos de óvulos internacionais ou através da ovodoação compartilhada. Parentes de até 4º grau também podem ser doadoras de óvulos para a paciente.

Outra possibilidade de se engravidar na menopausa seria através da embriodoação.

Logo, existem opções e elas precisam ser discutidas com a equipe médica!

Vale a pena frisar que a idade da mulher é um fator determinante da sua capacidade reprodutiva!

Além disso, hábitos saudáveis de vida e manutenção do peso são extremamente importantes para o sucesso de uma gravidez saudável espontânea ou por tratamento de reprodução assistida.

Quer saber mais detalhes sobre este tema? Agende uma consulta com um de nossos médicos e será um prazer atendê-los!

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook