Infertilidade Secundária – Entenda mais sobre este problema que dificulta a gestação de um segundo filho
A infertilidade primária é um assunto que preocupa muitos casais e consiste na dificuldade em ter o primeiro filho. Mas, você sabia que casais que já conceberam um bebê, podem apresentar dificuldades para engravidar novamente? Esta é uma condição conhecida como infertilidade secundária e ocorre com mais frequência do que muitos imaginam.
De acordo com dados da OMS, mais de 180 milhões de casais sofrem com essa condição. E para a maioria deles, encarar esse diagnóstico quase sempre é avassalador.
Afinal, quem já teve um filho, muitas vezes acredita que não terá problemas para engravidar uma segunda vez. Mas, quando o problema acontece, muitos casais se veem perdidos sem saber o que pode estar acontecendo. Ou mesmo se existem meios de contornar essa condição.
Visando esclarecer mais sobre esse tema tão delicado, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre as causas e se existe tratamento para infertilidade secundária.
O que causa Infertilidade Secundária?
Os motivos que geram a infertilidade são os mesmos da infertilidade primária. Contudo, na infertilidade secundária os problemas que levam a dificuldade para engravidar podem ter piorado após a primeira gestação.
Nas mulheres, as causas normalmente estão relacionadas a idade. Como o tempo passa muito rápido, mulheres envelhecem, piora qualidade e quantidade de óvulos e surgem também algumas doenças ginecológicas (endometriose, adenomiose, miomatose) e processos inflamatórios. Além disso, oscilações hormonais e alterações no endométrio também podem levar a infertilidade.
Enquanto isso nos homens, o problema está ligado a alterações e motilidade dos espermatozoides. Ou ainda a uma redução significativa da quantidade de espermatozoides.
Como identificar a Infertilidade Secundária?
Normalmente o diagnóstico da infertilidade secundária se dá de forma tardia. Sobretudo porque o casal que passa por uma gestação bem-sucedida, muitas vezes não cogita que haja qualquer problema nesse sentido.
Com isso, a frustração acaba tomando conta e a cada tentativa não alcançada aumenta a ansiedade. Então como identificar a existência da infertilidade secundária?
No geral, existem alguns fatores que podem indicar a presença desse problema. Entre eles, estão:
- Ciclo menstrual irregular nas mulheres;
- Histórico de presença de DSTs;
- Tentativas sem método contraceptivo por mais de um ano em mulheres menores de 35 anos. Ou seis meses em mulheres com mais de 35 anos;
- Presença de hábitos de vida ruins, como alimentação muito gordurosa e industrializada, presença de sobrepeso e obesidade, hábito de fumar e consumir drogas.
Na dúvida, o mais indicado é consultar um médico que trabalhe com reprodução humana para um diagnóstico adequado.
Quais os tratamentos para Infertilidade Secundária?
Primeiro passo para tratar esse problema é realizar exames que possam identificar o que está acontecendo. Nos homens é necessário fazer um espermograma e nas mulheres ultrassonografia, histerossalpingografia onde se verifica qualquer alteração nas trompas e útero. Além dos exames hormonais.
Além disso, existem alguns caminhos que os casais com infertilidade secundária que querem ter o segundo filho podem recorrer. A inseminação artificial ou inseminação intrauterina e a fertilização in vitro são alguns deles. Vai depender do diagnostico e da idade da mulher.
A infertilidade secundária é um problema sério, mas que geralmente tem tratamento. Se você identificou algum dos sinais acima descritos, consulte um de nossos médicos.
Veja mais conteúdos em nosso blog!
Descubra como a Clinifert pode te ajudar. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas.
Deixe seu comentário
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!