Reprodução assistida para casais homoafetivos
A procura de casais homoafetivos por clínicas de reprodução assistida tem aumentado substancialmente, caracterizando um grande avanço na sociedade moderna.
O Conselho Federal de Medicina regulamentou as técnicas de reprodução assistida para casais homoafetivos, permitindo que casais do mesmo sexo tenham acesso aos avanços da medicina reprodutiva para ter filhos. Ou seja, qualquer brasileiro, independente do estado civil ou da orientação sexual, tem o direito de ser pai ou mãe.
Tanto para casais de mulheres quanto de homens, é possível se submeter a um procedimento de reprodução assistida.
No caso de casais femininos, “os espermatozoides” são disponibilizados por banco de sêmen de doadores anônimos. Pode ser feita tanto a inseminação artificial, como a fertilização in vitro, individualizando cada caso especificamente. Saúde e idade das mulheres são fatores determinantes para a melhor escolha de quem será a mãe biológica.
Para casais masculinos, a situação é mais complexa, pois dependem dos óvulos de uma doadora desconhecida e a gestação depende do útero de uma parente próxima de um dos integrantes do casal.
O casal então decide de quem será o material genético (sêmen) que será utilizado para a fertilização in vitro.
O tratamento para infertilidade mais adequado para o seu caso deve ser orientado por um especialista. A consulta é importante para um diagnóstico preciso. Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.