Reprodução assistida para casais sorodiscordantes
Atualmente, 86% das pessoas infectadas pelo vírus HIV estão em idade reprodutiva (entre 15 e 44 anos). Com a evolução da tecnologia, já é possível que tanto homem quanto mulher HIV positivo tenham filhos.
Quando o portador do vírus é a mulher, a solução é realizar a inseminação intrauterina (IIU), o que elimina a possibilidade de transmissão do vírus ao parceiro.
Em relação ao bebê, a evolução até agora também foi grande: uma gestante sem tratamento tem uma taxa de transmissão do vírus para seu feto de 20-25%. Com abordagens avançadas durante a gestação e amamentação, este risco de transmissão do vírus reduz-se para menos de 1%.
Quando o portador é o homem, o procedimento usado é separar espermatozoides do vírus HIV, através de avançadas técnicas laboratoriais, e o uso desses espermatozoides selecionados para inseminação dos óvulos, reduzindo de forma importante a possibilidade de transmissão do vírus à mulher.
O tratamento para infertilidade mais adequado para o seu caso deve ser orientado por um especialista. A consulta é importante para um diagnóstico preciso. Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.