Planejamento familiar: quais as opções de tratamentos para programar o momento certo de engravidar.

Planejamento familiar não é apenas a prevenção da gravidez, mas também o planejamento do melhor momento para se engravidar, permitindo que a mulher ou o casal decida qual o melhor momento emocional e econômico para ter filhos.

As mudanças sociais que as mulheres têm passado desde os anos 70, com o lançamento da pílula anticoncepcional, modificaram a relação delas com a maternidade. Desde então, as mulheres têm a oportunidade de decidir se querem ter filhos e quando. Contudo, o foco no desenvolvimento profissional e financeiro, priorizando estas áreas da vida em detrimento à maternidade têm cobrado um alto preço às mulheres que desejam ser mães no futuro. A infertilidade feminina, devido à idade materna avançada, cresceu vertiginosamente neste século.

Com o desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida, e, especialmente, da criopreservação de óvulos, temos uma nova opção disponível às mulheres. O congelamento de óvulos é uma forma de preservar a fertilidade para que as mulheres possam ter a opção de ter filhos em um momento posterior, mesmo que estejam saudáveis e não apresentem problemas de fertilidade.

A criopreservação de óvulos é uma opção cada vez mais comum para quem deseja postergar a gravidez por motivos pessoais, como carreira, estudos, ou mesmo para as mulheres que não encontraram o parceiro ideal. Também é uma opção de planejamento familiar para mulheres solteiras que desejam a maternidade solo.

Além disso, o congelamento de óvulos é indicado para mulheres que passarão por tratamentos médicos que podem afetar a fertilidade, como a quimioterapia, ou para aquelas que desejam preservar seus óvulos antes de uma cirurgia para remoção dos ovários.

Os óvulos podem permanecer congelados por tempo indefinido. Já existem relatos de bebês saudáveis nascidos após mais de 20 anos de congelamento do óvulo. Quando a mulher acreditar ser o momento de buscar a gestação e encontrar dificuldades para engravidar, os óvulos são descongelados para realização de fertilização in vitro (FIV) com injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI), com posterior transferência dos embriões resultantes no útero.

E como é o processo de congelamento de óvulos? A mulher irá utilizar medicamentos hormonais para estimular o crescimento do número de folículos ovarianos. Esse crescimento folicular é acompanhado pela ultrassonografia transvaginal por 12 a 14 dias. Após atingir tamanho adequado para maturação é agendada a captação dos óvulos em centro cirúrgico, sob leve sedação, com duração de no máximo 20 minutos.

Os óvulos maduros serão então congelados em nitrogênio líquido por tempo indeterminado. O congelamento de óvulos faz parte das opções de planejamento familiar disponíveis para mulheres. No entanto, é importante destacar que a técnica não é uma garantia de gravidez futura e que o congelamento deve ser feito na menor idade possível, de preferência até os 35 anos.

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook