Até que idade a mulher pode engravidar?
Com o passar dos anos, as mulheres vêm desempenhando um papel mais ativo na sociedade: estudam, trabalham e são independentes. Por isso, é comum que estejam adiando cada vez mais a decisão de engravidar.
A maternidade tem se tornado mais um desejo do que uma obrigação. Mas, afinal, até que idade a mulher pode engravidar? Entenda como funciona a fertilidade da mulher.
Até que idade pode ocorrer uma gestação?
Tecnicamente uma mulher pode engravidar enquanto tiver ciclos menstruais e estiver ovulando. O que acontece é que o organismo feminino já nasce com um estoque de óvulos. Esses óvulos vão sendo liberados a cada ciclo menstrual até acabarem, na menopausa.
Porém, a partir dos 35 anos pode ocorrer uma maior dificuldade de engravidar naturalmente, por conta das mudanças que vão ocorrendo no organismo e pela diminuição na quantidade e qualidade dos óvulos.
Qual a idade certa para tentar engravidar naturalmente?
Entre os 20 e 29 anos considera-se uma idade boa do ponto de vista da fertilidade e do organismo como um todo, para que a mulher possa engravidar. Porém, nem todas as mulheres nesta faixa etária se sentem preparadas para tal. Após os 35 anos começam a surgir algumas dificuldades para engravidar naturalmente, ainda que a mulher se sinta mais madura psicologicamente.
Sendo assim, cada faixa etária tem prós e contras para a gestação. Por isso, o importante é a mulher estar satisfeita com a decisão de se tornar mãe.
A fertilidade da mulher após os 35 anos
É fato que muitas mulheres preferem ser mães após os 35 anos. Isso porque, geralmente, é a partir desta idade que se sentem mais maduras, preparadas e com mais estabilidade financeira. Em relação à fertilidade, apesar de haver uma queda, não significa que não seja possível engravidar naturalmente após os 35 anos.
O que pode ocorrer é uma maior dificuldade e, até mesmo, alguns riscos, como aborto, hipertensão ou diabetes.
Doenças comuns que afetam a fertilidade da mulher
A infertilidade pode estar relacionada à idade, mas também a algumas doenças, como:
- Endometriose: doença causada pelo desenvolvimento e crescimento do endométrio fora da cavidade uterina.
- Síndrome dos Ovários Policísticos: distúrbio hormonal que leva à formação de pequenos cistos nos ovários e anovulação.
- Distúrbios na tireoide: problemas como hipertireoidismo ou hipotireoidismo podem causar infertilidade e aborto espontâneo.
Quais as opções de tratamentos para quem tem dificuldades para engravidar?
Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, há diversos tipos de tratamento para quem tem problemas de fertilidade, independente da sua causa.
Apenas um especialista pode indicar a forma mais adequada para cada caso, sendo as mais comuns:
- Fertilização in vitro: neste procedimento, realiza-se a coleta, escolha e classificação de óvulos para ser fertilizados no laboratório. Após isso, os óvulos são transferidos para a cavidade uterina. Esta é uma boa opção para mulheres a partir dos 35 anos que estão com dificuldades para engravidar.
- Inseminação artificial: também conhecida como inseminação intrauterina, é um procedimento simples, no qual o processo ovulatório é induzido. Posteriormente, o sêmen é inseminado na cavidade uterina no dia exato da ovulação. Para as mulheres que desejam postergar a maternidade existe também a opção de congelamento dos óvulos.
TER FILHOS É UM PROJETO DE VIDA! QUEM NÃO TEM PERSPECTIVAS E A IDADE AVANÇOU, PRECISA CONGELAR OS ÓVULOS O QUANTO ANTES, CASO CONTRÁRIO FICA DIFÍCIL PRODUZIR ÓVULOS DE QUALIDADE NO FUTURO.
Que saber mais sobre tratamentos para engravidar? Baixe o ebook que preparamos para você.
Deixe seu comentário
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!