Reprodução assistida ajuda mulheres na menopausa a engravidar

Reprodução assistida ajuda mulheres na menopausa a engravidar

A menopausa é o período da vida da mulher no qual seus folículos ovarianos chegam ao fim e o ciclo menstrual se interrompe. Caracteriza-se pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos, comumente, associada com sintomas vasomotores, como fogachos( calorões), alteração da libido, ressecamento vaginal, etc.

Ela ocorre geralmente entre 45 e 55 anos. Quando acontece antes dos 40 anos é definida como menopausa precoce.

Tratamento para engravidar

Se a mulher deseja gestar, uma alternativa é recorrer a técnicas de Reprodução Assistida como a Fertilização in Vitro (FIV), utilizando óvulos de doadoras jovens.

Neste caso, os óvulos da doadora anônima são fertilizados com os espermatozoides do marido da mulher que irá receber. Após a fertilização os embriões são transferidos para o útero da receptora, após preparo do seu útero com hormônios.

Considerações:

É cada vez mais comum encontrarmos mulheres que adiaram o sonho de ser mãe por razões profissionais ou sociais. Toda mulher tem o direito de escolher a melhor idade para ter um filho, mas é importante levar em consideração sua saúde.

O tratamento da infertilidade não é indicado para casos em que a mulher apresente doenças graves ou com grande potencial de complicações durante a gestação como a diabetes e hipertensão arterial mal controlados, doenças cardíacas graves e alterações renais importantes.

Além disso, de acordo com as novas regras do Conselho Federal de Medicina, qualquer tratamento em reprodução humana só é permitido para mulheres com até 50 anos de idade. Quando a mulher tiver ultrapassado esta idade, deve ser solicitada autorização ao Conselho Regional de Medicina para realização do procedimento.

Matéria publicada originalmente na Revista Saúde.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook