Infertilidade sem causa aparente

Infertilidade sem causa aparente (ISCA)

Em aproximadamente 10 a 15% dos casos, ou seja, um em cada dez casais que chega ao consultório, não é possível determinar os fatores que levam à infertilidade, mesmo após uma exaustiva investigação.

O que é infertilidade sem causa aparente?

Chamamos de infertilidade a incapacidade de um casal conseguir gestação após 12 meses de relações sexuais frequentes sem proteção (pelo menos duas vezes por semana).

Dos casais que buscam entender quais as causas da sua infertilidade, existe uma parcela que não consegue encontrar uma razão específica. Essa situação é chamada de Infertilidade Sem Causa Aparente (Isca), e seu diagnóstico se dá após o casal passar por diversos exames específicos com resultados normais, ou seja, que não possuam alterações orgânicas ou fisiológicas que justifiquem a falta de sucesso para engravidar.

A constatação normalmente é acompanhada de muita frustração, pois o casal entende que a falta de respostas significa a falta de tratamento, o que não é real. O casal não deve se entregar ao desânimo, mesmo sabendo que esse não é um momento fácil. É preciso confiar em seu médico e entender qual o tipo de tratamento mais adequado a ser realizado.

A boa notícia é que, mesmo com a falta de um diagnóstico preciso, os tratamentos de reprodução assistida são eficazes.

Procedimentos indicados para infertilidade sem causa aparente

Os dois procedimentos mais indicados são a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
Fatores como idade da mulher e tempo de infertilidade do casal impactarão na tomada de decisão do médico sobre o tipo de tratamento que será utilizado para engravidar.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook