tratamento da infertilidade

Tratamento da infertilidade: o sonho da maternidade através da medicina

“A infertilidade é um problema mais comum do que se imagina, afetando de 15 a 20% dos casais. Cerca de 30% dos casos de infertilidade são atribuídos a problemas femininos, 30% a alterações exclusivas do homem e em quase 40% a associação de ambos.”

Tratamento da infertilidade | Quanto tempo uma mulher pode esperar para ter filhos?

Diversos problemas podem prejudicar a capacidade reprodutiva do casal. Entretanto, nenhum é tão ameaçador à fertilidade quanto a idade da mulher. As chances de engravidar diminuem conforme a idade avança, porque a mulher possui um relógio biológico responsável pelo declínio gradual da quantidade e qualidade dos óvulos, que se acentua muito após os 35 anos.

Para se ter uma ideia, a probabilidade de engravidar espontaneamente entre 35 e 39 anos é 50% menor do que entre os 30 e 34 anos. Portanto, na hora de planejar a vida profissional, a mulher deve pensar no futuro reprodutivo, porque a natureza pode lhe reservar um desafio para realizar o sonho de ter filhos.

Tratamento da infertilidade | Quando procurar um especialista em reprodução humana?

Todo casal que não consiga engravidar no período de um ano de tentativas deve procurar um especialista para iniciar uma investigação.

Entretanto, em determinadas situações como idade da mulher acima de 35 anos ou quando houver alguma condição já conhecida que possa causar infertilidade, como endometriose, cirurgias ovarianas e tubárias prévias, deve procurar especialista antes.

Quais as principais causas de infertilidade?

Na mulher podemos citar disfunções hormonais, obstruções tubárias, endometriose, ovários policísticos, inflamações pélvicas, tumores uterinos, abortamentos de repetição, idade avançada e falência ovariana precoce, entre outras.

Nos homens, a diminuição da quantidade, vitalidade e forma dos espermatozoides são responsáveis por 90% dos casos de infertilidade. Diversos fatores podem ocasionar a baixa ou até mesmo ausência total de espermatozoides, como infecções e inflamações, varicocele, tumores, uso de medicamentos, vasectomia, distúrbios genéticos, hormonais e imunológicos.

Em 5 a 10% dos casais não se consegue descobrir nenhuma causa específica de insucesso para engravidar. São os casos chamados de infertilidade sem causa aparente, cuja constatação geralmente é acompanhada de muita frustração.

Avanços tecnológicos e o tratamento da infertilidade

Alguns problemas de infertilidade podem ser tratados com sucesso por meio de procedimentos simples, como medicamentos hormonais, antibióticos, pequenas cirurgias e coito programado.

Porém, em casos mais difíceis ou de insucesso, as técnicas de reprodução assistida conhecidas como inseminação artificial e fertilização in vitro, são a melhores alternativas para engravidar.

Qual a diferença entre inseminação artificial e fertilização in vitro?

A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL OU INTRAUTERINA é um procedimento mais simples, indicado, preferencialmente, para mulheres mais jovens, com problemas ovulatórios. A mulher é submetida a uma estimulação ovariana, sob controle seriado de exames de ultrassom, para identificar o momento ideal da ovulação. Realiza-se o processamento de capacitação do sêmen, permitindo a seleção dos melhores espermatozoides, que, via cateter delicado, são introduzidos no útero.

A FERTILIZAÇÃO IN VITRO é o procedimento de maior eficácia, popularmente conhecido como “bebê de proveta”, em que o óvulo é fertilizado no laboratório e posteriormente o embrião é transferido para o útero.
Atualmente, a técnica de fertilização in vitro mais utilizada é a Injeção Intracitoplasmática do Espermatozoide (ICSI), que consiste na injeção de um único espermatozoide dentro do óvulo por meio de um sofisticado equipamento de micromanipulação e microscópio de alta resolução.

Devido a excelentes taxas de fertilização, a técnica ICSI pode ser indicada em quase todos os casos de infertilidade. Mesmo pacientes com azoospermia, ou seja, ausência total de espermatozoides, podem conseguir gravidez, utilizando-se espermatozoide obtido diretamente do testículo ou epidídimo, por meio de uma punção com agulha ou biópsia.

Gravidez tardia: sonho adiado por grande parte das mulheres

Atualmente, as mulheres estão adiando cada vez mais o momento de engravidar.

Os motivos são vários: foco na carreira profissional e necessidade de conquistar espaço e estabilidade no mercado de trabalho cada vez mais competitivo ou mesmo a busca de um parceiro certo.

Alguns problemas de saúde, principalmente o câncer, também podem levá-las a postergar a maternidade.

Congelamento de óvulos: adiando a maternidade e preservando a fertilidade

O congelamento de óvulos sempre foi um desafio na área da reprodução assistida. Nos últimos anos, porém, o desenvolvimento de uma inovadora técnica denominada vitrificação abriu novas perspectivas para driblar o relógio biológico e preservar a fertilidade, com resultados promissores.

Mulheres jovens com doenças malignas que necessitam tratamento quimioterápico ou de radioterapia também podem ser beneficiadas com a criopreservação dos óvulos. Não existe uma idade específica para utilização dessa técnica, porém os melhores resultados são obtidos antes dos 35 anos.

Para saber mais sobre tratamentos para infertilidade, agende uma consulta com nossa equipe.

 

Material publicado originalmente em http://rsaude.com.br/florianopolis/materia/o-sonho-da-maternidade-atraves-da-medicina/8685

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook