Endometriose: doença que atinge mulheres que tentam engravidar depois dos 30 anos

Uma em cada dez brasileiras sofre de cólicas fortíssimas e tem dificuldade para engravidar. Mais da metade delas não sabe, mas sofre de endometriose, o mal do século entre as mulheres que optam por ter filhos depois dos 30.. A boa notícia é que, com diagnóstico precoce e o tratamento correto, muitas vezes é possível superar a doença.

Em todo mundo a doença afeta cerca de 180 milhoes de mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A endometriose é uma doença inflamatória, crônica e progressiva, que acontece quando o tecido que reveste o útero internamente, o endométrio, se expande para fora dele, chegando a lugares onde não deveria crescer. Afeta mulheres na idade reprodutiva e causa sofrimento físico e psicológico

Ainda não se conhece exatamente a

causa da endometriose, mas sabe se que fatores imunológicos, genéticos e hormonais estão associados ao surgimento desta doença.

A melhor forma de prevenir a doença é a informação, para que se chegue ao diagnostico precoce.

A endometriose é responsável por uma péssima qualidade de vida e pode manifestar-se, além da cólica menstrual que vai se agravando com o passar dos anos, através de dor pélvica, dor na relação sexual, alterações intestinais e urinárias, no período menstrual, e dificuldade para engravidar. Hoje, a endometriose é considerada a principal causa de infertilidade feminina.

Dificuldade de diagnóstico Uma boa parcela das mulheres ainda demora muito tempo para ter a doença diagnosticada, o que pode ser fatal à evolução do problema. É importante ficar atento às queixas de adolescentes com cólicas fortes e incapacitantes, isto é, dor intensa que as impeça de exercer atividades normais, porque podem estar relacionadas à doença. O diagnóstico deve ser feito por uma boa avaliação clínica e ginecológica e também pela combinação de exames de sangue como a dosagem do marcador Ca 125, ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, ressonância magnética e videolaparoscopia.

Repercussões sobre a fertilidade A endometriose apresenta diversos estágios, e quanto mais avançada, maiores são as dificuldades para engravidar. Entretanto, acredita-se que, mesmo nos estágios iniciais, possa existir dificuldade para engravidar, possivelmente pela produção de substâncias inflamatórias que atuam na fertilização e implantação do embrião. Na endometriose avançada, existem aderências, acometimento das trompas, ovários e outros órgãos, como bexiga e intestino, ocasionando, sem dúvida, a diminuição expressiva da fertilidade. Tratamento da endometriose Embora não exista cura para a endometriose, há opções de tratamentos, capazes de amenizar os sintomas ou solucionar a infertilidade. O tratamento deve ser individualizado para cada caso, dependendo da idade da mulher, dos sintomas, extensão da doença e dos planos reprodutivos.

Caso o objetivo seja apenas melhorar a dor, o tratamento pode ser por meio de remédios ou cirurgia.

Para casais que desejam engravidar, a abordagem é diferente.

A opção pode ser cirúrgica ou utilizar de um método de reprodução assistida, como a fertilização in vitro. Esse método tem excelente indicação, boas taxas de sucesso e, portanto ajuda a conseguir a gravidez.

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook