Congelamento de óvulos é uma opção segura para mulheres que desejam adiar maternidade

O mundo moderno traz uma série de oportunidades, avanços e opções muito além do que as mulheres das gerações anteriores tiveram.

Enquanto nos anos 60 a grande novidade no controle reprodutivo feminino foi o lançamento da pílula anticoncepcional, nos anos 2010 o congelamento de óvulos surgiu como uma forma de preservar a fertilidade feminina e adiar a maternidade tornou-se uma técnica de rotina em todas as clínicas de reprodução assistida pelo mundo.

O congelamento envolve uma série de etapas, desde a estimulação ovariana com hormônios aplicados diariamente para a recuperação de um grande número de óvulos até o procedimento de coleta de óvulos.

A principal vantagem do congelamento de óvulos é a preservação da qualidade e da viabilidade dos óvulos da mulher em idade mais jovem. Afinal, à medida que as mulheres envelhecem, a qualidade e a quantidade de óvulos diminuem, o que pode afetar a capacidade de obter uma gestação de forma natural, além de aumentar os riscos durante a gravidez.

É importante ressaltar que o sucesso do congelamento de óvulos está diretamente relacionado à idade em que eles são coletados. Quanto mais jovem a mulher, maior será a qualidade dos óvulos e maiores as chances de sucesso em uma possível gravidez. Portanto, quanto antes a mulher considerar o congelamento de óvulos, melhor.

O ideal é que os óvulos sejam congelados até os 35 anos de idade, quando então, inicia-se a perda mais acelerada tanto na quantidade quanto na qualidade destes óvulos. Contudo, se não foi possível congelar até os 35 anos, a indicação é que seja realizado o quanto antes.

Além disso, o congelamento de óvulos ajuda a reduzir a pressão social e o estigma associados ao “relógio biológico”.Ele capacita as mulheres a tomarem decisões fundamentadas sobre sua própria vida reprodutiva, aliviando a pressão e permitindo que elas sigam seu próprio cronograma.

No entanto, é essencial que a mulher saiba que o congelamento de óvulos não é uma garantia absoluta de gravidez futura, embora aumente significativamente as chances e seja uma segurança a mais.

Em um mundo em constante mudança, a possibilidade de congelar óvulos apresenta às mulheres uma ferramenta poderosa de empoderamento. O congelamento de óvulos é uma promessa de esperança para aquelas que buscam um equilíbrio entre suas ambições e o desejo de ser mãe. É uma oportunidade para criar uma narrativa própria, para redefinir o que significa ser uma mulher no controle de sua jornada.

O congelamento de óvulos não é apenas sobre preservar óvulos, mas sobre preservar sonhos, aspirações e a liberdade de escolha.

A Clinifert entende e acolhe as decisões de cada mulher e suas trajetórias individuais, e temos à sua disposição os melhores médicos especialistas em reprodução assistida e as melhoras técnicas para permitir que a mulher decida sobre sua jornada em busca de um filho. A maternidade deve e pode ser programada com todo o carinho e cuidado!

Na Clinifert temos à sua disposição todo o suporte médico, técnico e emocional que esta decisão precisa! Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

 

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook