É possível ser mãe solo através da reprodução assistida?

Nos últimos anos tem havido um aumento notável no número de mulheres que optam por se tornarem mães solo.

Algumas mulheres fazem essa escolha devido a dificuldades em encontrar um parceiro compatível, enquanto outras podem ter adiado a maternidade para obter estabilidade financeira, profissional e emocional e agora desejam se tornar mães sem esperar mais.

Outras mulheres podem ter enfrentado a perda de um parceiro ou podem ser homoafetivas que desejam criar uma família sem a necessidade de um parceiro masculino.

A medicina reprodutiva permite que, independente do motivo, estas mulheres sejam mães biológicas mesmo sem um parceiro!

De acordo com a Resolução 2320/22 do Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível utilizar um doador de sêmen anônimo, escolhido em um banco de sêmen, com toda segurança clínica para a futura mamãe.

O sêmen, seja de doador pode ser utilizado para a realização de inseminação intra uterina ou fertilização in vitro, de acordo com as condições clínicas da paciente. Apenas a equipe médica tem condições de realizar a indicação da técnica.

Embora a maternidade solo por reprodução assistida seja uma opção viável e acessível para muitas mulheres, ela não está isenta de desafios.

Portanto, uma das chaves para o sucesso da maternidade solo é a construção de uma forte rede de apoio. Isso pode incluir familiares, amigos, grupos de apoio e profissionais de saúde que podem fornecer orientação e suporte ao longo da jornada da maternidade.

A maternidade solo por reprodução assistida é uma realidade possível e cada vez mais comum nos dias de hoje. As técnicas de reprodução assistida e as mudanças sociais abriram caminho para que as mulheres realizem seu desejo de se tornarem mães, mesmo sem um parceiro. No entanto, essa decisão requer planejamento cuidadoso, apoio emocional e considerações éticas importantes.

À medida que a sociedade evolui e quebramos os estereótipos tradicionais de família, é importante reconhecer e celebrar a diversidade de caminhos que levam à maternidade.

Na Clinifert temos à sua disposição todo o suporte médico, técnico e emocional que esta decisão precisa! Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook