Fiz laqueadura e quero engravidar. Como devo proceder - Clinifert

Fiz laqueadura e quero engravidar. Como devo proceder?

A laqueadura tubária é um procedimento médico de esterilização para mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura. Por isso, a decisão de realizar esse procedimento deve ser muito bem pensada, não apenas pela mulher, mas pelo casal como forma de planejamento familiar.

No entanto, para quem fez laqueadura e quer engravidar novamente, é possível, em alguns casos, reverter o procedimento.

Fiz laqueadura e quero engravidar. O que devo fazer?

O que é a laqueadura tubária

Também conhecida como ligadura tubária ou contracepção cirúrgica voluntária definitiva, a laqueadura é a interrupção das trompas para anticoncepção. Fala-se que é um método definitivo de esterilização feminina porque é nas trompas que ocorre o encontro do óvulo com os espermatozoides, resultando na fecundação.

A obstrução deste canal inviabiliza a fertilização, impossibilitando a mulher de engravidar de forma natural. Este procedimento é indicado para a mulher ou para o casal que opta por uma anticoncepção definitiva. Ou seja, pela esterilização feminina para pacientes que não podem engravidar por risco de morte ou para aquelas que não querem mais gestar.

É possível reverter o procedimento?

Em alguns raros casos, é possível reverter o procedimento, desfazendo a laqueadura cirurgicamente.

Em todo caso, para as mulheres que querem superar o procedimento de laqueadura e gerar filhos biológicos, as chances de sucesso são maiores por meio da fertilização in vitro (FIV).

Como é realizada a FIV em pacientes com laqueadura

O método de fertilização in vitro é o mais indicado para mulheres que fizeram laqueadura e querem engravidar, uma vez que não a fecundação não passa pelas trompas. Os óvulos são retirados diretamente dos ovários e fecundados em laboratório. Depois disso, os embriões são introduzidos diretamente no útero da mulher.

A FIV (Fertilização In Vitro) apresenta um melhor prognóstico de êxito, além de ser a opção mais viável, principalmente para pacientes acima dos 35 anos, que começam a ter uma redução da reserva ovariana.

Conclusão

Em reprodução humana, cada caso deve ser analisado de forma individual, assim como sua solução. Procurar um médico especialista é o primeiro passo.

Um diagnóstico feito por meio de exames é importante para avaliação da realidade da paciente. E, a partir daí, serão apresentadas as possibilidades e as vantagens e desvantagens da reversão da laqueadura ou do tratamento por FIV, para que você tenha toda a informação que precisa na hora de tomar uma decisão.

Sobre o autor

6 respostas
  1. Glaucy Ane da Silva
    Glaucy Ane da Silva diz:

    Olá! Meu marido fez vasectomia há 5 anos, mais eu não tenho filhos. Não queremos reverter a vasectomia, tem como eu engravidar dele com algum procedimento?

    Responder
    • Clinifert
      Clinifert diz:

      Olá Glaucy, agradecemos seu contato.
      Existem duas possibilidades para engravidar quando se tem vasectomia:
      1- REVERTER A VASECTOMIA
      2- FERTILIZAÇÃO IN VITRO.
      Para saber qual o melhor procedimento, se faz necessária uma avaliação da fertilidade do casal. Agende uma consulta com um dos nossos profissionais.

      Responder
  2. Lena sousa
    Lena sousa diz:

    Olá..tenho dois filhos do primeiro casamento e fiz laqueadura hoje me a rependo sei q pra ter outro só fazendo invitro. Tenho 36 anos até q idade consigo fazer e qual valor pra esse procedimento ?

    Responder
  3. Jaciara Felipe da Silva
    Jaciara Felipe da Silva diz:

    Fiz uma laqueadura a 2 anos,fiz por insistencia do meu ex e mimha ex sogra,porem me arrependi no mesmo dia da cirurgia cheguei a entrar em depressão,tenho 28 anos tenho 2 filhos do meu ex agora me casei e meu marido nao tem filhos e ja paizao pro meus,mais queria rever sera que possivel?Vcs fazem reversao de laqueadura?

    Responder

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook