Como é realizado o diagnóstico de infertilidade - Clinifert

Como é realizado o diagnóstico de infertilidade

Fazer um diagnóstico preciso de infertilidade do casal depende de uma consulta com um especialista. O médico investiga as possíveis causas da infertilidade e explica como cada tipo de tratamento funciona.

Como é realizada a anamnese

A anamnese é o primeiro passo para o diagnóstico de infertilidade. Consiste na conversa entre o médico e o casal, abordando os vários aspectos da vida de cada um dos parceiros.

São coletadas diversas informações, como: tempo de infertilidade, idade, histórico menstrual, doenças e cirurgias prévias, exames e tratamentos já realizados.

Uma vez que a queda da fertilidade ocorre com o passar do tempo, principalmente após os 35 anos, a idade da mulher é um fator extremamente importante para o sucesso do tratamento. Para mulheres com idade superior a 37 anos, o tempo de espera pela gravidez espontânea não deve ser superior a seis meses.

Com relação à idade do homem, alguns estudos sugerem que não ocorre modificação relevante na concentração dos espermatozoides. Entretanto, verificam-se alterações na motilidade, com o envelhecimento masculino.
Ainda com relação ao fator masculino, devem ser observadas as dificuldades de ereção e ejaculação, doenças venéreas e outros tipos de infecção, presença da varicocele (varizes nos testículos) e cirurgias corretivas.

Exames físico e ginecológico

Na mulher é realizada a inspeção de vulva, vagina e colo e o toque bimanual, pois este oferece informações relativas a alterações dos ovários, anomalias na formação do aparelho reprodutor feminino, síndromes relacionadas a excesso de hormônios masculinos (hiperandrogênicas), infecções cérvico-vaginais, tumores pélvicos, endometriose e sequelas de doença inflamatória pélvica (DIP).

Pesquisa básica

Consiste na solicitação de exames complementares para avaliação do casal como um todo, tais como coleta do preventivo do câncer de colo de útero (exame de papanicolau), hemograma, tipagem sanguínea ABO e Rh, sorologias.

Exames mais específicos para o diagnóstico de infertilidade:

Histerossalpingografia

É um exame radiológico feito com o uso de contrastes, realizado para observar se há obstrução das trompas.

Ultrassonografia transvaginal

Verifica anatomia de útero e ovário, além de indicar o período fértil no ciclo ovariano e uterino.

Dosagens hormonais

São uma importante ferramenta no diagnóstico de problemas ovulatórios e na avaliação de resposta aos tratamentos de infertilidade. São estes: FSH, LH, estradiol, progesterona, prolactina e TSH.

Outros exames (provas imunológicas e culturas)

Realizadas em casos de abortamentos de repetição.

Pesquisa avançada para o diagnóstico de infertilidade

A pesquisa avançada é utilizada quando se necessita investigação mais aprofundada ou quando não se encontra a causa da infertilidade.

Exames realizados:

Videolaparoscopia

É o procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado preferencialmente sob anestesia geral e em ambiente hospitalar, através do qual faz-se um pequeno orifício na borda inferior do umbigo e introduz-se o laparoscópio. Conectado a uma câmera de vídeo, esse equipamento permite a visualização dos órgãos internos, possibilitando o diagnóstico e o tratamento de doenças como endometriose e aderências pélvicas.

Vídeo-histeroscopia

É um procedimento realizado com equipamento similar ao laparoscópio, chamado histeroscópio, e permite a avaliação do canal cervical para investigação do endométrio, sinéquias ou pólipos e malformações.

Sobre a Clinifert:

Uma história de mais de 20 anos. Pioneiros na introdução de novas técnicas de reprodução assistida e na geração dos primeiros bebês de proveta do estado de Santa Catarina.

Desde 1997, investimos continuamente em recursos humanos, tecnologia e instalações de ponta para nos tornarmos um centro de referência nacional em reprodução assistida.

Foram mais de 4 mil crianças geradas em nossos laboratórios.

Oferecemos os mais modernos procedimentos para o tratamento da infertilidade.

Converse com nossa equipe para saber mais sobre as técnicas de reprodução assistida que são mais indicadas para o seu caso.

Sobre o autor

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] responsável pelo primeiro “bebê de proveta”, em 1978, no Reino Unido, ainda é um dos tratamentos de infertilidade mais populares disponíveis. E é a opção da medicina reprodutiva que oferece maiores chances de […]

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook