MÊS DA MULHER: CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE

O número assusta, não é? Uma em cada dez mulheres já possuem a doença e todas que menstruam ainda podem desenvolvê-la – o diagnóstico costuma variar entre 8 e 12 anos.


(Foto -Dr. Petta)

Mas o que é a endometriose?

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio – camada que reveste o útero – fora do útero. Apesar de terem algumas semelhanças, o endométrio e a endometriose têm muitas diferenças entre si, o que não nos permite dizer que sejam o mesmo tecido. A endometriose pode atingir órgãos próximos à pelve, como útero, ovários, vagina, ligamentos, intestino, bexiga, apêndice, ou até os mais distantes, como diafragma, pulmões, cérebro, nariz, entre outros.

E quais são os sintomas?

Entre os principais sintomas, estão fortes dores pélvicas (cólicas menstruais), sendo que cerca de 45% a 70% das adolescentes com dores crônicas causadas pela menstruação estão entre as potenciais portadoras de endometriose.

Outro fator que cabe destacar é que a endometriose também é responsável por cerca de 40% a 50% da infertilidade feminina. Portanto, caso você esteja enfrentando dificuldades para engravidar, é fundamental buscar um médico de confiança e investigar.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participará da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose. A Marcha, que busca políticas públicas que reduzam o tempo médio de diagnóstico, acontecerá em mais de 60 países no dia 19 de março.

Como eu posso participar?

Não precisa ser portadora de endometriose para participar. Mulheres, homens, crianças e idosos podem se juntar a causa e apoiar milhões de portadoras e suas famílias. Você só precisa acessar esse link para fazer o cadastro! Aqui no Brasil a EndoMarcha acontecerá em 9 cidades a partir das 9 horas da manhã:

A líder nacional do evento é a jornalista Caroline Salazar, idealizadora do blog A Endometriose e Eu e também portadora da doença.

Fonte: http://www.daniellenoce.com.br/ideias/endomentriose/

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook