Preservação da fertilidade masculina: o que fazer antes do tratamento contra o câncer Preservação da fertilidade masculina: o que fazer antes do tratamento contra o câncer

Preservação da fertilidade masculina: o que fazer antes do tratamento contra o câncer

Você sabia que o câncer com maior incidência entre homens na faixa etária entre 18 e 35 anos é o de testículo? E que, por atacar um órgão reprodutor, ele afeta diretamente a fertilidade masculina?

No entanto, o próprio tratamento contra diferentes formas de câncer, como leucemia e doença de Hodgkin (sistema linfático), também podem levar à infertilidade, como sequela de intervenções de quimioterapia e radioterapia.

Sim. É um choque receber a notícia sobre o câncer. E o primeiro pensamento é iniciar o tratamento o quanto antes.

Mas os homens, especialmente os jovens em idade reprodutiva e sem filhos, precisam considerar e devem estar informados sobre a possibilidade e a importância de preservar os espermatozoides para a fertilidade masculina. É uma forma de pensar no futuro, o que vem depois da cura: a possibilidade de realizar a paternidade biológica.

Saiba o que fazer antes do tratamento contra o câncer para a preservação da fertilidade masculina.

Como o tratamento do câncer afeta a fertilidade masculina?

A relação entre o câncer e a função sexual e reprodutiva é uma grande preocupação de homens que superaram a doença. E ela é direta e muito grave. O câncer tem influência negativa na fertilidade masculina devido a um efeito direto nos testículos, por meio de substâncias circulantes ou por alterações endócrinas.

E de forma indireta, mas também com grande malefício para a fertilidade masculina, a quimioterapia e a radioterapia causam, ao mesmo tempo, a destruição das células tumorais como também as células germinativas, as mesmas que dão origem aos óvulos e espermatozoides.

Estes tratamentos frequentemente resultam em infertilidade temporária ou esterilidade permanente.

Fatores como o tipo de câncer tratado, a idade do paciente, o potencial fértil da pessoa antes do tratamento e o tipo de quimioterapia e radioterapia utilizado devem ser considerados no momento de avaliar quanto, exatamente, pode existir de impacto negativo no potencial reprodutivo.

Qual a melhor maneira de preservar a fertilidade masculina?

Sim, há vida após o câncer. Graças a novos métodos de tratamento e à abordagem multidisciplinar, têm-se observado taxas de sobrevida e de cura cada vez mais significativas para qualquer tipo de câncer. Portanto, deve ser considerado um procedimento preventivo de coleta de sêmen (criopreservação).

Muitos pacientes com câncer partem de uma qualidade seminal inicial inferior, mas os espermatozoides resistem igualmente ao processo de criopreservação/descongelamento.

A chance de sucesso de uma gravidez com sêmen criopreservado aumenta quanto maior for o número de amostras, simplesmente porque haverá mais espermatozoides disponíveis para serem utilizados em técnicas de reprodução assistida.

Diante disso, é possível àqueles que enfrentam graves doenças, como o câncer, um planejamento reprodutivo antes de intervenções que possam afetar a fertilidade masculina.

Se este é o seu caso, procure uma clínica de fertilização com especialistas para investigar e orientar sobre as técnicas e tratamentos.

Saiba mais sobre nossos tratamentos para reprodução humana.

A Clinifert é a clínica de fertilização pioneira na introdução de novas técnicas de reprodução assistida e na geração dos primeiros “bebês de proveta” do estado de Santa Catarina.

Desde 1997, vem investindo continuamente em recursos humanos, tecnologia e instalações de ponta que a tornaram um centro de referência nacional em reprodução assistida. Conta com uma equipe altamente capacitada e atualizada em modernas técnicas de reprodução assistida, que saberá indicar o tratamento certo para o seu caso.

 

Responsável Técnico: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM SC 2035 – RQE 300/301/914

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook