Quando procurar uma clínica de fertilização

Quando procurar uma clínica de fertilização

Quando você, de forma independente ou com o seu parceiro, decide que precisa de ajuda para conceber um filho, a variedade de opções de tratamento de fertilidade disponíveis, os tabus e as dúvidas que surgem podem parecer esmagadores e intimidantes.

Surgem questões como quando procurar uma clínica de fertilização. E se irá gastar muito e não ter sucesso no tratamento. Até os sentimentos de inadequação e impotência vêm à tona, principalmente quando o fator masculino é que impede a gravidez.

Em suas pesquisas, cada informação que encontra tende a apresentar mais perguntas do que respostas, certo? E é assim mesmo, porque não existe a “receita do bolo”, ou seja, uma solução de tamanho único para a infertilidade, e o caminho a seguir será exclusivo do seu caso específico.

Mas existem alguns pontos de partida comuns para quem busca o sonho da maternidade e da paternidade, e este post é para ajudar você nesse caminho.

Quando buscar tratamento?

A infertilidade caracteriza-se pela ausência de gravidez após um ano de vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos.

Dessa forma, se após um ano de tentativas não houver sucesso na gravidez, deve-se procurar uma clínica de fertilização para avaliar as causas da infertilidade e analisar as chances de tratamento. Outra questão a ser considerada é um procedimento preventivo de coleta de óvulos e sêmen (criopreservação), para o caso de pessoas que irão se submeter a tratamentos contra o câncer.

Diante disso, possibilita-se às pessoas que enfrentam essa doença um planejamento reprodutivo antes de intervenções de quimioterapia e radioterapia, que podem de levar à infertilidade.

A infertilidade é um problema raro?

Ao contrário. Mais de oito milhões de casais apresentam algum tipo de infertilidade no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o número de casais que buscam auxílio para engravidar por meio de fertilização in vitro cresceu.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), já são 5 milhões de “bebês de proveta”. No Brasil, cerca de 100 mil casais procuram tratamento em clínicas de fertilização por ano. Em países como a França, por exemplo, 5% das crianças nascem após essa fertilização.

Os tratamentos são eficazes?

Hoje, muito mais pessoas recorrem a tratamentos para infertilidade. Isso porque, como outras áreas da medicina, as técnicas de reprodução assistida evoluíram consideravelmente, permitindo que as clínicas de fertilização solucionem vários casos de problemas de reprodução humana, aumentando as taxas de sucesso.

Há tratamentos tanto para o casal cujo homem dispõe de espermatozoides em pequeno número ou com alterações qualitativas importantes, quanto para mulheres com infertilidade causada por problemas no sistema reprodutor ou pela idade.

Casais homoafetivos também podem recorrer aos tratamentos?

É cada vez mais comum, em clínicas de fertilização, a busca por um filho biológico por casais homoafetivos. Tanto que as novas regras de reprodução assistida estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina confirmam e ampliam os direitos de casais formados por pessoas do mesmo sexo.

As novas regras do CRM consideram questões como a gestação compartilhada, situação em que o embrião obtido a partir da fecundação dos oócitos de uma mulher é transferido para o útero de sua parceira. E também a gestação de substituição (barriga de aluguel), no caso de união homoafetiva masculina.

Conclusão

Como se vê, a área da medicina de reprodução humana evoluiu muito. E com tratamentos e técnicas novas e associadas, os resultados positivos são progressivamente maiores, garantindo a realização do sonho de muitos casais ou indivíduos.

Mas cada caso é um caso. Por isso, o primeiro passo nesse caminho é procurar uma clínica de fertilização com especialistas para investigar e orientar sobre as técnicas e tratamentos.

Sobre a Clinifert

A Clinifert é a clínica de fertilização pioneira na introdução de novas técnicas de reprodução assistida e na geração dos primeiros “bebês de proveta” do estado de Santa Catarina. Em 20 anos, foram mais de 4 mil crianças geradas nos laboratórios próprios.

Desde 1997, vem investindo continuamente em recursos humanos, tecnologia e instalações de ponta que a tornaram um centro de referência nacional em reprodução assistida. Oferece os mais modernos procedimentos para o tratamento da infertilidade.

Conta com uma equipe altamente capacitada e atualizada em modernas técnicas de reprodução assistida, que saberá indicar o tratamento certo para o seu caso.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook