Tratamentos para engravidar: indicações e procedimentos

Tratamentos para engravidar: indicações e procedimentos

Você tem o sonho de ser mãe, mas está tendo dificuldades para conceber? Alguns tratamentos para engravidar podem solucionar esse problema!

Recentemente a cantora Ivete Sangalo surpreendeu a todos com a notícia sobre sua atual gravidez. Aos 45 anos, a artista está grávida de gêmeas, concebidas por fertilização in vitro devido a tentativas malsucedidas por meio do método tradicional e ao estabelecimento de 2017, como ano limite para aumentar sua família.

O caso de Ivete não é diferente da realidade de muitas outras mulheres que buscam realizar o sonho de ser mãe e encontram dificuldades no processo.

A boa notícia é que os avanços científicos tornam a cada dia esse sonho mais possível de se realizar.São os famosos tratamentos de reprodução assistida, como fertilização in vitro escolhido pela cantora.

Confira nesse post, os principais procedimentos existentes que podem te ajudar na hora de conseguir a tão sonhada gravidez.

Tratamentos para engravidar

A infertilidade é um problema bastante frequente e atinge grande parte da população. Segundo dados do Portal Brasil, há no país mais de 278 mil casais com dificuldades para conceber um filho. Por isso, é cada vez mais comum a busca por tratamentos na hora de gerar um filho.

Veja os principais tratamentos disponíveis para ajudar você nessa busca.

Coito programado

Esse procedimento é indicado para casais que sofrem de infertilidade recente, em que a mulher apresenta as trompas sem nenhuma anormalidade e o sêmen do marido não possui qualquer tipo de alteração.

O coito programado é realizado controlando a ovulação da mulher, por meio de exames de ultrassom, para que o profissional responsável possa identificar corretamente o período certo da ovulação e oriente quando o casal deve manter relações sexuais mais frequentes, para aproveitar ao máximo o real ciclo fértil da mulher.

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro é indicada para vários casos, como:

  • problemas de infertilidade há muito tempo ou sem causa aparente.
  • mulheres que sofrem com endometriose ou ovários policísticos.
  • mulheres com idade materna avançada.
  • casais que passaram por procedimentos de vasectomia ou laqueadura.
  • homens que apresentam a ausência de espermatozoides ao ejacular.

Esse procedimento acontece basicamente em três etapas:

  1. Estímulo da ovulação: nessa etapa ocorre um acompanhamento por meio de ultrassom e aplicação de medicamentos indutores para estimular a produção de óvulos e um monitoramento do crescimento dos folículos, a fim de determinar o momento certo de coleta de óvulos.
  1. Coleta de óvulos: aqui a cirurgia de coleta é realizada por via vaginal, utilizando uma agulha guiada por ultrassom. Os óvulos são identificados, classificados e mantidos na incubadora até o momento da fertilização.
  1. Transferência embrionária: nessa última etapa os embriões são colocados dentro da cavidade uterina; a quantidade depende da sua qualidade e da idade da mulher.

Inseminação artificial

Conhecido também como inseminação intrauterina, esse tratamento é indicado para casos em que se pretende reduzir a mortalidade espermática, diminuir levemente a contagem de espermatozoides e buscar o sucesso da gravidez em casos de infertilidade inexplicada e muco cervical hostil.

Ele costuma ocorrer em duas etapas:

  1. Estímulo da ovulação: da mesma forma como no tratamento e fertilização in vitro, porém aqui não se visa a coleta de óvulos e sim determinar o dia da ovulação em que deverá ocorrer a inseminação.
  2. Inseminação: aqui o sêmen é colocado na cavidade uterina por meio de um cateter fino e delicado para aumentar as chances de fertilização.

Indução da ovulação

A indicação desse tipo de tratamento é para casais que possuem tubas uterinas e sêmen normais, mas em que a mulher tem dificuldade para ovular, apresentando ciclos irregulares ficando longos períodos sem menstruar.

Esse procedimento ocorre em duas etapas:

  1. Estímulo da ovulação: como ocorre nos casos de inseminação in vitro e a artificial, visando a produção de óvulos.
  2. Monitoramento dos óvulos: após a produção, os óvulos são monitorados até que atinjam um certo tamanho e nesse momento o último medicamento é aplicado. Após isso, o casal recebe orientação sobre o melhor momento para ter relações sexuais a fim de se obter sucesso na fertilização.

Doação de óvulos

Essa alternativa é indicada quando a mulher não tem mais óvulos ou quando apresentam baixa qualidade e para casos em que seja portadora de alguma doença genética que possa ser repassada para o bebê.

O procedimento envolvendo a doação de óvulos funciona por meio da mesma técnica da fertilização in vitro: a doadora fornece seus óvulos para que sejam fertilizados com os espermatozoides do marido da receptora e introduzidos no útero da receptora. As doadoras são sempre voluntárias e sua identidade nunca é revelada.

Obrigatoriamente devem estar realizando um procedimento de fertilização in vitro e parte do tratamento da doadora pode ser custeado pela receptora. As doadoras são avaliadas quanto a doenças genéticas e sexualmente transmissíveis.

Existem diversos métodos para ajudar você e outros casais que sofrem com problemas de infertilidade, mas as causas para esses problemas são diversas. A indicação do tratamento para engravidar mais adequado depende do problema específico de cada casal. Por isso, é essencial uma avaliação antes de iniciar qualquer tipo de procedimento.

Saiba quando procurar ajuda médica

agende uma consulta com um profissional reprodução humana | Clinifert

Responsável Técnico: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM SC 2035 – RQE 300/301/914

Sobre o autor

5 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] de forma independente ou com o seu parceiro, decide que precisa de ajuda para conceber um filho, a variedade de opções de tratamento de fertilidade disponíveis, os tabus e as dúvidas que surgem podem parecer esmagadores e […]

  2. […] saúde em dia também aumenta a chance de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida. Nesses casos, o acompanhamento médico especializado é ainda mais importante e deve acontecer o […]

  3. […] Tratamentos para engravidar: indicações e procediment…10 de outubro de 2017 – 19:49 […]

  4. […] você já está pesquisando há algum tempo sobre tratamentos para engravidar e quer saber detalhes sobre como é feita a Fertilização in vitro por ICSI, neste artigo você […]

  5. […] o avanço do conhecimento científico já permite solucionar vários casos de problemas de reprodução […]

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook