Cinco causas da infertilidade feminina

Cinco causas da infertilidade feminina

Você tomou a decisão de ser mãe, com a certeza de que está preparada para gerar uma nova vida. Mas essa determinação está um pouco abalada, pois passou-se mais de um ano e a gravidez não se concretizou. E você está certa ao pensar em procurar ajuda nesse caso. É que a infertilidade se caracteriza justamente pela ausência de gravidez após um ano de vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos. Dessa forma, se após um ano de tentativas não houve sucesso na gravidez, deve-se avaliar as causas da infertilidade feminina e analisar as chances de tratamento.

Confira neste artigo como vem crescendo o número de mulheres que não conseguem engravidar de forma natural e as suas principais causas.

Você não está sozinha nessa jornada

Mais de oito milhões de casais apresentam algum tipo de infertilidade no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já no mundo, 186 milhões de mulheres casadas em idade reprodutiva sofrem com alguma das causas da infertilidade feminina, afetando um em cada quatro casais, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), em inglês World Health Organization (WHO).

Ao mesmo tempo, o número de casais que buscam auxílio para engravidar por meio de fertilização in vitro cresceu. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), já são 5 milhões de bebês de proveta. No Brasil, cerca de 100 mil casais procuram o tratamento por ano. Em países como a França, por exemplo, 5% das crianças nascem após essa fertilização.

O que pode levar à infertilidade

1- Idade avançada

A cada levantamento do IBGE é possível verificar que a primeira gravidez das brasileiras está mais tardia. Entretanto, o fator idade é decisivo para a mulher que deseja engravidar. É o tal de relógio biológico que não para.

As mulheres nascem com uma reserva de óvulos que começa a diminuir logo que saem do útero da mãe. Aos 25 anos, mais de 70% dos óvulos já se foram e, aos 30, mais de 80%. No 35º aniversário, restam menos de 10% da reserva. Nessa idade, a chance de gravidez é de 25% caso não haja outro fator limitante. Dos 36 aos 40, a probabilidade cai para 15% a 20%.

2- Endometriose

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose (SBE), essa doença afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva, ou seja, cerca de 6 milhões de brasileiras. Dessas, cerca de 10% não têm os sintomas do problema, por isso muitas só descobrem quando encontram dificuldade para engravidar.

A endometriose consiste no crescimento do tecido que reveste a parede interna do útero (o endométrio) em locais como ovários, bexiga e intestino, podendo causar inflamação nas trompas e na cavidade abdominal.

A doença não inviabiliza, mas diminui muito a chance de gestação, principalmente nos casos de diagnóstico tardio, porque faz com que o número de óvulos seja menor e menos eficiente.

3- Tireoide alterada

Alteração na tireoide é mais uma das causas da infertilidade feminina. Qualquer desequilíbrio nessa glândula secretora pode levar à dificuldade de engravidar, já que a ovulação fica deficiente.

A ovulação é controlada por hormônios e depende, também, do bom funcionamento do organismo como um todo.

Sintomas como ciclos irregulares, mudanças de peso bruscas, alterações de humor e ansiedade podem ser indícios de que os hormônios estão desregulados.

4- SOP e tratamentos contra câncer

Dentre os fatores ovulatórios que dificultam a gravidez, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é a mais recorrente: acomete cerca de 10% de todas as mulheres e 75% das inférteis. Trata-se de um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.

Já os tratamentos contra câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, podem comprometer o bom funcionamento do sistema reprodutor. Os compostos químicos atacam o corpo inteiro, incluindo os óvulos, dificultando a gravidez. O impacto que esse tratamento pode ter na fertilidade depende de muitos fatores, entre eles o tipo e o estágio do câncer e o tipo e dose do tratamento.

5- Infecções

As infecções mais diretamente ligadas à infertilidade são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que podem inflamar o útero e as trompas de falópio, por onde passam os óvulos.

Segundo dados da OMS, cerca de 40% das mulheres que não trataram doenças como gonorreia ou infecção por clamídia – bactéria que atinge a uretra e as áreas genitais -, têm inflamação na pélvis, que dificulta a gravidez.

Essas e outras infecções ginecológicas comprometem a permeabilidade das trompas e atrapalham a chegada e a fixação do esperma para a fecundação.

Conclusão

Se você se identificou com uma ou mais dessas causas da infertilidade feminina, é alta a chance de que possa haver dificuldade para engravidar. Mas isso não é motivo para desespero.

A boa notícia é que esses problemas têm tratamento e há como vencer essa luta e conquistar a tão sonhada maternidade. O primeiro passo é consultar um especialista para investigar o que pode estar impedindo a fertilização ou gestação antes de começar qualquer tipo de tratamento.

agende uma consulta

Responsável Técnico: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM SC 2035 – RQE 300/301/914

Sobre o autor

4 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] de espermatozoides em pequeno número ou com alterações qualitativas importantes, quanto para mulheres com infertilidade causada por problemas no sistema reprodutor ou pela […]

  2. […] Cinco causas da infertilidade feminina10 de outubro de 2017 – 13:49 […]

  3. […] como em qualquer tipo de tratamento, é preciso consultar um especialista para identificar as causas da infertilidade feminina e indicar o que é melhor para […]

  4. […] que sofre de endometriose, este realmente pode ser o problema, pois trata-se de uma das principais causas de infertilidade feminina. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose (SBE), a doença afeta de 10% a 15% das […]

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook