Mesmo com as trompas obstruídas, é possível engravidar?

A obstrução das trompas é um dos vilões da fertilidade feminina!

Que ela dificulta o processo de gestação nós sabemos, mas uma dúvida comum ainda é: mesmo com as trompas obstruídas, ainda é possível engravidar?

As trompas são responsáveis por captar o óvulo no exato momento da ovulação. A partir disso, são nelas que acontece o encontro entre o óvulo e o espermatozoide, ou seja, a fecundação.

Diversos são os motivos que levam as obstruções: as infecções transmitidas sexualmente, como a clamídia, a endometriose, as aderências e a laqueadura tubária.

Qual o papel das trompas durante a gestação?

Em função da sua ligação com o útero, as tubas são responsáveis por captar o óvulo no momento da ovulação. A partir disso, são nelas que acontece o encontro entre o óvulo e o espermatozoide, ou seja, a fecundação. Entretanto, em alguns casos de doenças, como infecções ou lesões, as tubas uterinas são afetadas e obstruídas.

Quando a trompa está obstruída, o que acontece?

Bem, o óvulo não consegue se encontrar com o espermatozoide, já que a passagem para ambos fica bloqueada.

O que causa trompa obstruída?

Diversos motivos podem causar a obstrução. O principal são as infecções transmitidas sexualmente, como a clamídia. Essa doença é responsável pela criação de uma colônia de massa e líquidos no interior das trompas, obstruindo a passagem. Outro grande vilão é a endometriose, distorcendo sua anatomia e entupindo-as.  A aderência de trompa também é outra responsável pela obstrução. Pode ser causada por cicatrizes nas tubas uterinas, geradas após algum procedimento cirúrgico. !

Como é o tratamento para trompas obstruídas?

Sua médica ginecologista  indicará o melhor tratamento para o seu caso.

  1. Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso.
  2. A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

Em casos de laqueadura tubária, o tratamento é a fertilização in vitro. Mulheres mais velhas ou com algum outro fator de infertilidade tambem se beneficiam com a fertilização in vitro, obtendo maiores taxas de gravidez.

Procure o seu médico pra saber melhor sobre os tratamentos!

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook