Reprodução assistida ajuda mulheres na menopausa a engravidar
A menopausa é o período da vida da mulher no qual seus folículos ovarianos chegam ao fim e o ciclo menstrual se interrompe. Caracteriza-se pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos, comumente, associada com sintomas vasomotores, como fogachos( calorões), alteração da libido, ressecamento vaginal, etc.
Ela ocorre geralmente entre 45 e 55 anos. Quando acontece antes dos 40 anos é definida como menopausa precoce.
Tratamento para engravidar
Se a mulher deseja gestar, uma alternativa é recorrer a técnicas de Reprodução Assistida como a Fertilização in Vitro (FIV), utilizando óvulos de doadoras jovens.
Neste caso, os óvulos da doadora anônima são fertilizados com os espermatozoides do marido da mulher que irá receber. Após a fertilização os embriões são transferidos para o útero da receptora, após preparo do seu útero com hormônios.
Considerações:
É cada vez mais comum encontrarmos mulheres que adiaram o sonho de ser mãe por razões profissionais ou sociais. Toda mulher tem o direito de escolher a melhor idade para ter um filho, mas é importante levar em consideração sua saúde.
O tratamento da infertilidade não é indicado para casos em que a mulher apresente doenças graves ou com grande potencial de complicações durante a gestação como a diabetes e hipertensão arterial mal controlados, doenças cardíacas graves e alterações renais importantes.
Além disso, de acordo com as novas regras do Conselho Federal de Medicina, qualquer tratamento em reprodução humana só é permitido para mulheres com até 50 anos de idade. Quando a mulher tiver ultrapassado esta idade, deve ser solicitada autorização ao Conselho Regional de Medicina para realização do procedimento.
Matéria publicada originalmente na Revista Saúde.
Deixe seu comentário
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!