A Síndrome do Ovário Policístico pode causar infertilidade?

A Síndrome do Ovário Policístico pode causar infertilidade?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é a endocrinopatia mais comum nas mulheres em idade reprodutiva, caracterizada por um desequilíbrio hormonal, ocasionando alteração da ovulação e do ciclo menstrual.

A causa da SOP ainda não é totalmente esclarecida. Alguns estudos apontam para uma possível causa genética e outros, correlacionam com uma maior resistência do organismo à ação da insulina, gerando um aumento desse hormônio no sangue, alterando consequentemente os hormônios na mulher.

Os sintomas podem variar, porém os mais comuns são: ciclos menstruais irregulares, menor frequência de ovulação e dificuldade para engravidar. Em mulheres com SOP os níveis de hormônios androgênios (como a testosterona) podem ser produzidos em excesso nos ovários e dificultar a ovulação, prejudicando o processo de engravidar.

Quando isso ocorre, alguns sinais são observados, como: crescimento anormal de pêlos, aumento da oleosidade da pele, aparecimento de espinhas, queda de cabelos, aumento de peso e manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço.

O diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos é baseado na história clínica da paciente, histórico do ciclo menstrual, dosagens hormonais no sangue e realização do ultrassom dos ovários.

O tratamento da SOP depende do sintoma e da queixa da mulher. Se a presença dos ovários policísticos estiver associada à obesidade, sempre a primeira linha no tratamento será as mudanças do hábito de vida.

Uma dieta balanceada, atividade física e perda expressiva de peso poderá restaurar o ciclo menstrual com retorno à ovulação. Normalmente é indicada a utilização de anticoncepcionais hormonais pois auxiliam na diminuição do hormônio masculino.

Em alguns casos, o uso de medicamentos que controlem a ação da insulina, como a metformina, também pode ser benéfico. Caso a queixa da mulher seja a infertilidade, pode ser necessário o uso de medicamentos para a indução da ovulação ou até mesmo tratamentos de reprodução assistida como a inseminação artificial e fertilização in vitro.

 

Ps.: Texto publicado originalmente na Revista Saúde Florianópolis.

A Síndrome do Ovário Policístico pode causar infertilidade?

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook