Ovários policísticos: sintomas, causas e tratamentos

Ovários policísticos: sintomas, causas e tratamentos

Você tem tentado engravidar há algum tempo, mas suas tentativas não têm tido sucesso? Cuidado, você pode ter ovários policísticos. Isso porque a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), também pode ser uma das causas da infertilidade.

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio hormonal bastante comum nas mulheres em idade reprodutiva. Esse distúrbio interfere no processo de ovulação, aumentando o tamanho dos ovários e levando à formação de cistos.
Além de influenciar no ciclo menstrual e ter impactos negativos que levam à infertilidade, a SOP também pode ser um fator de risco para outras patologias, como doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo 2.

Veja a seguir os principais sintomas de ovários policísticos.

Sintomas

Os sintomas de ovários policísticos podem estar ligados ao ganho e excesso de peso (obesidade); ao aumento de hormônios masculinos; queda de cabelos e até mesmo à depressão.

Alguns sintomas se manifestam na menstruação, seja ao ciclo em si, seja à sua ausência.

● Anormal

● Curta e leve

● Infrequente

● Intensa

Já na pele, os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos se manifestam por meio de situações comuns como:

● O aparecimento de acnes

● Excessiva oleosidade

● O surgimento de manchas (principalmente nas axilas e na parte posterior do pescoço)

● Excesso de pelos em algumas regiões do corpo

Apesar de alguns sintomas deixarem a mulher em estado de alerta, como é o caso da ausência de menstruação, os demais sintomas desse distúrbio são características comuns e não costumam chamar tanto a atenção. Por isso é muito importante conhecê-los e prestar atenção no seu corpo.

Tratamentos

Os tratamentos para a síndrome dos ovários policísticos variam muito de paciente para paciente, pois cada caso é avaliado de forma única, e o tratamento indicado está ligado ao objetivo que cada uma dessas pacientes pretende atingir.

Esses objetivos variam, desde os mais triviais, como regular a menstruação ou combater acnes, até os mais profundos como perder peso, combater a resistência à insulina ou engravidar.

Os principais tratamentos:

  1. Dietas com seu devido controle nutricional
  2. Atividades físicas regulares
  3. Utilização de anticoncepcionais hormonais (como pílulas ou implantes para proteger o ovário da formação dos cistos)
  4. Medicamentos que baixam os níveis de insulina entre outros
  5. Indutores da ovulação

Como você percebeu, existem diversas causas para a síndrome dos ovários policísticos. Seus tratamentos, na maioria das vezes, são simples, porém devem ser prescritos por um especialista no assunto.

Em alguns casos, o tratamento da infertilidade causada pela síndrome dos ovários policísticos só é possível por meio de procedimentos de reprodução assistida.

Por isso, se você está tendo dificuldades para engravidar e acredita que uma das causas pode ser esse distúrbio, antes de começar qualquer tipo de tratamento, procure um médico o mais rápido possível a fim de identificar as causas da infertilidade.

Responsável Técnico: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM SC 2035 – RQE 300/301/914

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook