Como saber se tenho endometriose - Clinifert

Como saber se tenho endometriose?

Conhecido como Março Amarelo, o mês de março é dedicado mundialmente à conscientização sobre a endometriose.

Nessa data tão importante, a Clinifert deixa um alerta para as mulheres que estejam tentando engravidar sem sucesso: a endometriose é a maior causa da infertilidade feminina.

A endometriose é uma doença muitas vezes silenciosa, que pode ser mascarada por simples cólicas menstruais ou outros sintomas, mas que traz grande sofrimento físico e emocional e complicações para a saúde da mulher como um todo. E a infertilidade é uma das consequências mais graves.

Mas então você deve estar se perguntando: como saber se tenho endometriose?

Acompanhe neste artigo os principais sintomas, os tipos e os tratamentos dessa doença.

Tipos de endometriose

A endometriose é uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino, provocada por células do endométrio que, em vez de ser expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

É classificada em três formas distintas: superficial, profunda e ovariana. De acordo com essa classificação, pode-se determinar quais as perspectivas de progressão, os danos à saúde da mulher e a influência na vida reprodutiva.

Endometriose Superficial

É caracterizada por lesões no interior do abdome, que podem chegar a atingir o diafragma. É comum essas lesões se instalarem sobre órgãos como o intestino e a bexiga.

Apesar de superficiais, podem ser responsáveis por dor de forte intensidade. As mulheres podem apresentar cólicas, menstruação irregular e até chegar a um quadro de infertilidade. Outras não apresentam sintoma algum.

Endometriose profunda

A forma mais severa da doença é caracterizada por implantes de endométrio com mais de 5 mm de profundidade. Nesta fase, acaba por envolver outros órgãos, como bexiga, vagina e até o intestino.

É a que mais afeta a rotina da paciente, pois seus sintomas são, muitas vezes, sentidos de forma potente, e ela pode prejudicar a qualidade de vida das pacientes.

Provocam muito desconforto durante a relação sexual, cólicas fortes, inchaço, dificuldade para evacuar e até sangramento.

Endometriose ovariana

Pode acometer os ovários superficialmente ou ocasionar os cistos de endometriose ovariana, conhecidos como endometriomas.

Geralmente, ela atinge a área externa do ovário, provoca sua retração e, consequentemente, a formação de cistos, que podem mudar inclusive a anatomia do órgão.

Causas da endometriose

A endometriose é uma das doenças mais estudadas pelos especialistas em ginecologia e reprodução humana. Entretanto, as suas causas ainda não são totalmente conhecidas.

Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos, gerando um processo inflamatório.

Há ainda estudos que apontam que a causa seria genética e estaria relacionada a possíveis deficiências do sistema imunológico.

Estresse é outra causa provável. Picos de adrenalina, substância liberada em momentos de estresse, são associados à liberação pelos ovários do estrogênio, hormônio feminino que alimenta focos de endometriose.

Acometimento da endometriose

A endometriose é uma doença que vai evoluindo e agravando seus sintomas e os problemas associados a ela. Por isso, quanto antes for diagnosticada, melhor será o tratamento e melhores os resultados, inclusive para evitar sua influência na capacidade reprodutiva.

O alerta vale tanto para as adolescentes, que sofrem com muitas cólicas menstruais, quanto para quem está tentando engravidar há mais de um ano, sem sucesso.

Por isso, diante da suspeita da doença, procure um médico especialista, pois o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico.

COMO SABER SE TENHO ENDOMETRIOSE?

Diagnóstico da endometriose

Como mencionamos anteriormente, o diagnóstico precoce da endometriose é fundamental no combate à infertilidade feminina.

No entanto, é uma doença que pode demorar para ser diagnosticada. Isso acontece porque seus sintomas iniciais são cólicas semelhantes às menstruais. Sua confirmação é feita por exames laboratoriais e de imagem tais como:

  • Visualização das lesões por laparoscopia.
  • Ultrassom endovaginal com preparo intestinal.
  • Ressonância magnética.
  • Exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença.

É possível ainda, dependendo do caso, a realização da biópsia por videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva) e que pode, inclusive, ser terapêutica, como você verá a seguir.

Tratamentos para endometriose

Para indicação do melhor procedimento é preciso saber, antes de tudo, se a paciente quer tratar a doença apenas, ou o objetivo é buscar o tratamento para engravidar. Para cada um desses propósitos há uma indicação mais adequada, sempre de forma individualizada.

Tratamento clínico

A primeira coisa a se fazer no tratamento para a endometriose é interromper imediatamente a menstruação da paciente. Isso é feito por meio da prescrição de progesteronas isoladas, pílulas anticoncepcionais combinadas, análogos do GNRH ou DIU de levonogestrel.

Porém é preciso reforçar que não existe tratamento medicamentoso que possa curar a endometriose. O objetivo para sua indicação é apenas o de amainar os sintomas que causam dor e desconforto. Mas como todos os medicamentos são hormonais e têm ação anticoncepcional, pois inibem a ação do endométrio – onde o óvulo fecundado se instala –, o tratamento clínico não é o mais indicado para quem deseja engravidar.

Tratamento cirúrgico

Ao mesmo tempo um procedimento diagnóstico e curativo, a cirurgia por videolaparoscopia é a única maneira de se tratar a endometriose. Tem por objetivo aliviar a dor, restaurar a anatomia pélvica e melhorar a capacidade reprodutiva.

O que se busca por meio da cirurgia é a eliminação de todas as lesões possíveis, para evitar a persistência da doença e diminuir as taxas de recorrência. No caso da endometriose ovariana, é preciso haver um grande cuidado durante o procedimento cirúrgico, para que o tecido ovariano não seja danificado, podendo comprometer a reserva de óvulos.

Tratamento da endometriose para quem quer engravidar

Para quem sofre da doença e deseja engravidar, saiba que é possível obter sucesso por meio de técnicas de reprodução assistida.

A mais indicada é a fertilização in vitro (FIV) pois é a opção da medicina reprodutiva que oferece maiores chances de gravidez para quem enfrenta dificuldades para engravidar.

Nessa técnica, tanto os oócitos (feminino) quanto os gametas (masculino) são cultivados em laboratório para posterior transferência já no útero materno. É por isso que a FIV é utilizada no caso de mulheres com endometriose, pois a doença dificulta a chegada dos espermatozoides e a consequente fertilização por meio natural ou de forma induzida.

Conclusão

Não desista de procurar a cura ou realizar o sonho da maternidade!

Sim, é verdade que a endometriose causa grande desconforto, afetando a rotina e a qualidade de vida da paciente. E é verdade também que esta doença é a principal causa da dificuldade para engravidar. Mas saiba que tanto o bem-estar quanto a fertilidade da paciente podem ser restabelecidos com tratamento adequado.

Se você quer mais informações sobre a Endometriose, acompanhe o vídeo da Dra. Mila Harada Ribeiro Cerqueira, ginecologista.

 

Responsável Técnico: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM SC 2035 – RQE 300/301/914

 

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook