Causas da infertilidade

Como tratar a infertilidade quanto a cegonha não vêm?

“A infertilidade e a subfertilidade atingem em média 15% dos casais. Quando o assunto não é bem trabalhado, muitas vezes acaba gerando muita angústia e consequentemente uma perda de qualidade de vida pelo acometimento emocional na vida conjugal.”

O casal subfértil, do ponto de vista médico, é aquele que está exposto à gestação, mantendo relações sexuais regulares e frequentes e, após um ano, não engravida.

Como tratar a infertilidade

A idade da mulher é um fator predominante nessa hora. Mulheres acima de 35 anos, com mais de seis meses tentando engravidar sem sucesso, devem procurar um médico especialista. Estes casais merecem, portanto, uma investigação médica quanto a sua fertilidade e orientações direcionadas e específicas.

A escolha do tratamento para aumentar as chances de gravidez deve ser individualizada, uma vez que depende do fator envolvido na infertilidade, ou seja, se a dificuldade se deve a uma alteração do útero, das tubas uterinas, da ovulação ou dos espermatozoides ou mesmo de uma combinação desses fatores.

O arsenal para tratamento da infertilidade é amplo e mostra resultados positivos, com boas taxas de gestação. Boa parte dos casais se beneficiarão e terão aumentadas suas chances de engravidar utilizando técnicas de reprodução assistida de baixa complexidade, como coito programado ou inseminação artificial. No entanto, muitos casais somente terão chances reais de gestação sendo submetidos a técnicas de alta complexidade, como a fertilização in vitro, que felizmente revolucionou a medicina e hoje em dia é o tratamento mais eficaz com maiores índices de sucesso de gestação.

Portanto, é importante que o casal tenha conhecimento das opções e chances de tratamento para que a decisão seja compartilhada o mais breve possível, uma vez que a idade da mulher e o tempo de infertilidade são fatores que afetam negativamente o resultado de gravidez.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook