5 passos para quem está enfrentando infertilidade - Clinifert Clinica de Reprodução Humana Florianópolis

5 passos para quem está enfrentando infertilidade

Cerca de 17,5% da população adulta sofre de infertilidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso representa 1 em cada 6 pessoas 😕. No entanto, existem formas que podem ajudar a resolver o problema. Aqui estão alguns passos a seguir:

1. Consulte um especialista

A avaliação da infertilidade deve ser feita por um profissional especializado em saúde reprodutiva.
Esse profissional será responsável por aplicar exames que ajudarão a identificar possíveis causas da infertilidade.

2. Avalie o tempo de tentativa para engravidar

Se você ou seu parceiro tem menos de 35 anos, o recomendado é buscar ajuda médica após um ano de tentativas sem sucesso.
Para indivíduos ou casais com mais de 35 anos, a recomendação é fazer isso após seis meses de tentativas.

3. Entenda os sinais que podem indicar problemas de fertilidade

Para mulheres, isso inclui ciclos menstruais irregulares ou ausentes, dor durante a relação sexual, ou histórico de doenças pélvicas ou abortos.

Para homens, problemas como alterações no volume do sêmen, dificuldades de ereção/ejaculação, ou histórico de testículos não descidos podem ser indicativos.

4. Realize exames diagnósticos

Mulheres podem realizar ultrassonografias, exames de sangue para verificar hormônios, e até histerossalpingografia para avaliar as tubas uterinas. Já os homens podem recorrer a análises de sêmen para avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

5. Reconheça fatores de risco e o estilo de vida
Certos fatores aumentam o risco de infertilidade, como idade avançada, peso extremo (baixo ou alto), tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse.

Nesse sentido, o ideal é que tanto os homens como as mulheres mantenham um estilo de mais saudável, pois bons hábitos ajudam a melhorar a fertilidade.

Cada caso é único e a infertilidade pode ser causada por uma série de fatores. Agendar uma consulta médica é a alternativa mais segura para obter um diagnóstico preciso e receber um plano de tratamento adequado ao seu caso.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook