Desvendando a Infertilidade Masculina: Causas, Diagnóstico e Tratamentos

O fator masculino de infertilidade refere-se a problemas relacionados à produção ou à qualidade dos espermatozoides. O exame indicado para avaliação do potencial fértil masculino é o espermograma. Neste exame são avaliadas as características macroscópicas do sêmen, como volume, pH, viscosidade e liquefação. O sêmen também é analisado pelo microscópio, para avaliar concentração, motilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozóides.

Podem haver alterações na concentração dos espermatozoides, ou seja, baixo número de espermatozóides no ejaculado, o que chamamos de oligospermia.

Quando a alteração é na motilidade dos espermatozoides, ou seja, na capacidade de movimentação dos mesmos, chamamos de astenospermia. Os espermatozóides podem ter motilidade ausente ou reduzida.

A teratospermia é quando há alteração na morfologia dos espermatozoides. Esta alteração pode ser na cabeça, na peça intermediária ou na cauda dos espermatozóides, dificultando a fertilização.

Em alguns casos, há ausência total de espermatozoides no ejaculado, ou seja, azoospermia. A azoospermia pode ser de causas obstrutivas ou não obstrutivas.

Os tratamentos para alterações seminais incluem desde o  uso de suplementos vitamínicos para melhorar a qualidade espermática ou a terapia hormonal para estimular a produção de espermatozoides. Pode haver também indicação de mudanças no estilo de vida, com redução do consumo de álcool e cigarro, alimentação mais saudável, adoção de exercícios físicos e perda de peso. 

Caso estas condutas não melhorem a qualidade seminal, a indicação é buscar um especialista em medicina reprodutiva para realizar tratamentos de reprodução assistida como a fertilização in vitro (FIV) com a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), pois  ultrapassam as questões de concentração, motilidade ou morfologia espermática pela seleção dos espermatozoides.

Se não houver espermatozoides no sêmen ejaculado, o especialista em medicina reprodutiva pode indicar a realização de recuperação cirúrgica de espermatozoides com captação de espermatozóides diretamente do testículo (TESA/TESE) ou do epidídimo (PESA/PESE). 

É importante que os casais que enfrentam dificuldades para engravidar busquem orientação médica adequada, incluindo uma avaliação completa tanto do parceiro masculino quanto do feminino, para identificar as causas da infertilidade e determinar o tratamento mais adequado para o caso específico.

Na Clinifert temos um corpo médico especializado em infertilidade feminina e também masculina. Temos opções de tratamento para todos os casos de infertilidade masculina!

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook