Qual a idade ideal para realizar o congelamento de óvulos?

A cada dia vemos mais mulheres inseridas no mercado de trabalho em cargos de gerência e diretoria, ou mulheres estudando fora do país, mulheres empreendendo e criando grandes corporações… e que nem pensam em ter um bebê de imediato!

As mulheres poderosas que ainda não decidiram se querem ter filhos e quando querem, têm hoje à disposição a possibilidade de congelar seus óvulos.

É uma técnica segura?

A criopreservação de óvulos é um processo seguro que visa preservar maiores chances de fertilidade futura, quando e se houver o desejo de ser mãe. Após o congelamento, os óvulos podem ficar guardados por período indeterminado. Ao descongelamento dos óvulos, a taxa de sobrevivência deles é de até 90%. Isso permite que a mulher tenha a opção de ser mãe no futuro que ela desejar e escolher, com muito mais segurança e tranquilidade. A criopreservação tem que ser encarada como uma segurança a mais para o futuro, mas não é garantia de uma gestação.

Reserva ovariana:

As mulheres nascem com o estoque de óvulos que irão permanecer pela vida toda. Ao nascimento são cerca de 2 milhões de folículos. Na primeira menstruação serão apenas 400 mil folículos. A cada menstruação centenas de folículos são perdidos, atingindo apenas 25 mil folículos aos 35 anos. Após esta idade, a queda é mais acentuada ainda, atingindo cerca de 1 mil folículos aos 50 anos.

Além da quantidade, a qualidade dos óvulos começa a diminuir naturalmente a partir dos 35 anos de idade, aumentando os riscos de alterações cromossômicas. Assim, devido à queda expressiva de quantidade e qualidade dos óvulos, o recomendado é que o congelamento ocorra se possível até os 35 anos de idade.

Caso você já tenha passado dos 35 anos e ainda não decidiu engravidar, o ideal é que o congelamento seja realizado o mais brevemente possível.

E como são as etapas para o congelamento?

O primeiro passo é realizar exames de sangue e de imagem para avaliação da reserva ovariana, com objetivo de identificar o estoque de óvulos nos ovários. Com esses resultados, é possível programar a estimulação ovariana controlada por hormônios para estimular o crescimento dos folículos e maturação de uma quantidade adequada de óvulos.

Quando o número de folículos e o tamanho dos mesmos estiver indicando que haverá um bom número de óvulos, é agendada a captação dos óvulos. O procedimento de punção ovariana consiste na retirada dos óvulos de dentro dos folículos ovarianos, com auxílio de um ultrassom transvaginal acoplado a uma agulha. A captação demora cerca de 30 minutos, realizada em centro cirúrgico, sob leve sedação.

Os óvulos captados são encaminhados ao laboratório onde os embriologistas irão selecionar os óvulos maduros, ou seja, os óvulos prontos para serem congelados. Em seguida, os óvulos selecionados são congelados pela técnica de vitrificação.

Congelar óvulos traz a tranquilidade de que, quando houver o desejo de ser mãe, seus melhores óvulos estarão te aguardando, aumentando as chances de sucesso.

Tem dúvidas sobre este assunto? Agende uma consulta para realizarmos o seu planejamento reprodutivo.

 

Descubra como a Clinifert pode te ajudar. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook