Quais os efeitos das medicações usadas na indução da ovulação? Clinifert Clinica Reprodução Humana Florianópolis

Quais os efeitos das medicações usadas na indução da ovulação?

Quando uma paciente escuta que terá que usar medicação para induzir a ovulação, ela fica imediatamente preocupada sobre os efeitos que esses medicamentes trarão para o seu corpo. “Será que vou engordar por causa disso? 😫”

Essa é uma das principais dúvidas…
Mas ao contrário do que muitas mulheres imaginam, a resposta é não. A mulher não vai engordar devido ao medicamento. O que vai acontecer é que algumas podem reter líquido, e essa retenção pode acabar influenciando um pouquinho o peso na balança.

Além desse efeito temporário, precisamos esclarecer que o corpo da mulher também pode dar outras respostas aos medicamentos. Algumas pacientes podem, por exemplo, apresentar alteração frequentes de humor, ficando mais irritadas, ou sensíveis ou choronas, mas nada mais que isso.

Alguns dos efeitos mais comuns incluem:

 

Síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO): O uso de medicamentos para indução da ovulação pode aumentar o risco de desenvolver a SHO, uma condição em que os ovários ficam inchados e doloridos.

Multiplos gestações: A indução da ovulação pode aumentar o risco de gravidez múltipla, especialmente em casos de Fertilização in Vitro (FIV) em que mais de um embrião é transferido para o útero.

Alterações no humor: Alguns medicamentos podem causar alterações no humor, como irritabilidade ou ansiedade.

Dores e desconfortos abdominais: Pode ocorrer dor ou desconforto abdominal durante o tratamento, especialmente devido ao aumento do tamanho dos ovários.

Náuseas e vômitos: Algumas mulheres podem experimentar náuseas e vômitos como efeito colateral dos medicamentos.

Aumento do tamanho dos ovários: Os ovários podem aumentar de tamanho devido ao desenvolvimento de múltiplos folículos durante a estimulação ovariana.

Reações alérgicas: Embora raras, algumas mulheres podem ter reações alérgicas aos medicamentos utilizados na indução da ovulação.

É importante discutir quaisquer preocupações ou efeitos colaterais com seu médico durante o tratamento.

Image by pikisuperstar on Freepik

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook