De todos os casais que procuram ajuda para engravidar, 50% destes têm um fator masculino envolvido, seja em conjunto com um fator feminino ou por uma questão exclusivamente masculina.

Fatores de Infertilidade Masculina: causas e tratamentos

De todos os casais que procuram ajuda para engravidar, 50% destes têm um fator masculino envolvido, seja em conjunto com um fator feminino ou por uma questão exclusivamente masculina.

O exame mais comumente indicado para avaliação do potencial fértil masculino é o espermograma. Neste exame são avaliadas as características macroscópicas do sêmen, como volume, pH e viscosidade. O sêmen também é analisado microscopicamente, para avaliar concentração, motilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozoides.

 

São várias as causas de infertilidade masculina:

A azoospermia é caracterizada pela ausência de espermatozoides no ejaculado. Pode ser de causa obstrutiva ou não obstrutiva.

A causa mais comum de azoospermia obstrutiva é a vasectomia. Neste caso, é possível avaliar a possibilidade da reversão da vasectomia, dependendo do tempo de vasectomia e dos hormônios masculinos.

A azoospermia obstrutiva também pode ter causa genética, ausência dos canais deferentes, e neste caso não há tratamento para reverter a obstrução.

Infecções sexualmente transmissíveis no trato reprodutor masculino também podem causar azoospermia obstrutiva.

O tratamento para azoospermia obstrutiva tem como objetivo corrigir a causa da obstrução dos canais do sistema reprodutivo e permitir que os espermatozoides possam voltar a passar pelos ductos obstruídos.

No caso de azoospermia não obstrutiva, existem fatores que afetam a espermatogênese. A varicocele é uma das alterações mais comuns, onde ocorre dilatação anormal de veias testiculares, levando a um aumento da temperatura testicular. Esse aumento afeta a produção e qualidade dos espermatozoides. O tratamento para varicocele é cirúrgico.

A criptorquidia, ou descida incompleta dos testículos, é uma doença congênita cujo tratamento é cirúrgico ainda na infância.  Havendo o restabelecimento do testículo dentro da bolsa escrotal, há possibilidade de recuperar espermatogênese.

Traumas e tumores na região testicular também podem ser a causa de azoospermia não obstrutiva.

O tratamento para azoospermia não obstrutiva é mais desafiador, porém, é importante ressaltar que em alguns casos é possível a reversão do quadro com alguns procedimentos.

De todos os homens com azoospermia não obstrutiva, cerca de 50% são capazes de produzir espermatozoides, mesmo que em baixa quantidade.

A Medicina Reprodutiva através da tecnologia, revolucionou a infertilidade masculina e na maioria dos casos infertilidade masculina, ela consegue ter ferramentas para recuperação de espermatozoides do epidídimo ou diretamente do testículo. São procedimentos relativamente simples, seguros, realizados em ambiente de centro cirúrgico, com sedação local.

Por isso, é importante que o casal que encontra dificuldades em engravidar naturalmente procure aconselhamento reprodutivo com um especialista.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook