Infertilidade: um dos diagnósticos mais difíceis para casais que sonham ter um bebê.

Um dia você conhece uma pessoa especial. Namoram, fazem planos… pensam em filhos, em nomes dos bebês… parece tudo tão simples!

 

E então vocês decidem que está na hora de ter um bebê. Começam as tentativas. Um mês, dois meses, três meses… passam meses e meses e nada do sonhado positivo vir. Será que está na hora de procurar um médico?

Vem a consulta com o ginecologista. Ele faz exames básicos e te encaminha a um especialista em infertilidade. Só o encaminhamento já te faz sofrer com essa possibilidade.

A consulta com o especialista levanta hipóteses, sendo solicitados diversos exames além daqueles básicos já solicitados pelo ginecologista geral. Retorno com os exames e… é descoberta uma causa de infertilidade.

Culpa, remorso, tristeza, revolta… todos esses sentimentos fazem parte! A infertilidade é um diagnóstico que pode ser devastador e emocionalmente desgastante para casais que anseiam por um filho, pois jamais se imagina que isso pode acontecer!

Infelizmente, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 6 casais são diagnosticados com infertilidade. 

Infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após pelo menos um ano de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos. Ela afeta casais em todo o mundo, independentemente de idade, raça, religião ou condição socioeconômica.

Portanto, caso você esteja nesta estatística, não se sinta só! Esse diagnóstico é mais comum do que você imagina, mas os casais se sentem relutantes em compartilhar sua luta com amigos e familiares, devido à pressão social e cultural para ter filhos, o que pode fazer você acreditar que ninguém mais está passando por isso!

Muitas vezes, o casal internaliza a ideia de que a capacidade de ter filhos é uma parte fundamental de sua feminilidade ou masculinidade, e a infertilidade pode abalar essa base. Saiba, você não é menos mulher ou menos homem caso tenha esse diagnóstico!

E o que fazer então?

Procure ajuda médica, emocional e psicológica para lidar com o diagnóstico e o tratamento. Além de profissionais dedicados a esta área, existem diversos grupos de pacientes que se apoiam e te mostram que engravidar é possível!

Quanto ao tipo de tratamento, isso dependerá das causas de infertilidade, e apenas o médico especialista consegue avaliar quais as chances de cada tipo de tratamento e o que é melhor para o casal.

Enquanto o caminho pode ser árduo, o seu desejo de ser pai ou mãe muitas vezes supera os obstáculos. A infertilidade não define a identidade de um casal; é apenas um capítulo em sua história de amor e determinação na busca de um sonho compartilhado!

Não perca as esperanças! Saiba que estamos com vocês nesta linda missão de formar uma família e só desistimos com o seu bebê no colo!

Aqui na Clinifert temos profissionais habilitados para cuidar de vocês com todo o carinho e atenção que vocês precisam.  Estamos em constante atualização para trazer as melhores opções de tratamentos para vocês!

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook