Infertilidade masculina: entenda as causas, mitos e realidade

Homens são responsáveis por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Infertilidade não é um problema exclusivo das mulheres. Hoje, já se sabe que em 40% dos casais com dificuldade para engravidar, as causas estão relacionadas a problemas masculinos. Daí a importância de considerar a investigação masculina desde o início do tratamento.

Como avaliar a fertilidade do homem?

O primeiro passo é a realização do espermograma, um exame simples que revela dados sobre a quantidade, morfologia e motilidade dos espermatozoides. Dependendo do resultado, deverão ser solicitadas outros exames mais específicos do sêmen, dosagens hormonais, testes genéticos, pesquisa de infecções e ultrassom com doppler de bolsa escrotal.

A idade afeta a fertilidade masculina?

As mulheres vivem a realidade do relógio biológico, com as taxas de fertilidade diminuindo de maneira importante após os 35 anos. Quanto aos homens, existe um mito de que eles se mantêm férteis durante toda a vida.

Entretanto, atualmente, sabe-se que a fertilidade masculina também é afetada com o avançar da idade, através da diminuição da quantidade e qualidade dos espermatozoides, interferindo na capacidade de fertilização e atuando como causa de possíveis anomalias cromossômicas e até abortamentos espontâneos.

Outras causas que afetam a fertilidade masculina:

  • DISTÚRBIOS HORMONAIS: algumas doenças e disfunções afetam a produção de hormonios, que são fundamentais ao funcionamento do sistema reprodutor, como problemas da tireóide, excesso de prolactina, baixa produção hipofisária de FSH e LH, uso de esteroides e anabolizantes, uso de drogas e medicamentos, entre outras;
  • INFECÇÕES: vários tipos de doenças infecciosas, doenças sexualmente transmissiveis como clamidea, ureaplasma, micoplasma, gonorreia, podem causar inflamação nos testículos, comprometendo a produção de espermatozoides ou causando obstrução dos ductos deferentes, condutores dos gametas até o meio externo;
  • VARICOCELE: consiste na dilatação de vasos dos testículos, alterando a circulação sanguínea e temperatura, de modo a afetar as características da produção dos espermatozoides, sendo responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina. O início da doença pode ocorrer já na adolescência. Na maioria das vezes, é uma doença silenciosa, não causando nenhum sintoma;
  • CÂNCER: Alguns tipos de câncer atingem diretamente os órgãos do sistema reprodutor masculino, levando a alterações na produção e qualidade de espermatozoides. Alem disso, a realização do tratamento de quimioterapia ou radioterapia usado em diversos tipos de tumores podem prejudicar a fertilidade. Devido aos altos índices de cura nos tratamentos oncológicos e aumento da expectativa de vida, recomenda-se o congelamento dos espermatozoides para utilização futura, dependendo do parecer da equipe médica do paciente;
  • CAUSAS GENÉTICAS: Alguns fatores genéticos fazem com que o homem não produza espermatozoides ou apresentem maior dificuldade de gravidez ou abortamentos de repetição;
  • AZOOSPERMIA: É definida como ausência de espermatozoides no sêmen, podendo ser:
  1. Obstrutiva: por obstrução dos ductos deferentes, causada por infecções genitais ou ausência congênita de ductos deferentes. A vasectomia é a causa mais comum.
  2. Não obstrutiva: falha na produção dos espermatozoides, sendo necessário considerar causas genéticas. Cerca de 15% dos homens com azoospermia por falta de produção podem apresentar alguma alteração genética. Pode ser decorrente de uso de quimioterápicos, anabolizantes e testosterona em doses altas. Em muitos casos, a azoospermia pode ser uma alteração reversivel, daí a importancia do diagnóstico correto.

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Existem diversas possibilidades de tratamento, dependendo da causa da infertilidade. Alguns necessitam de medicações hormonais, outros de cirurgia como a reversão da vasectomia ou correção de varicocele.

Graças aos avanços tecnológicos da Medicina Reprodutiva, atualmente, a maioria dos problemas são solucionados, através de Inseminação intrauterina ou Fertilização In vitro ( ICSI), mesmo em casos de ausência total de espermatozoides no sêmen. A obtenção de espermatozoides nesses casos é feita através de punção ou biópsia testicular.

Hábitos de vida saudáveis:

Alimentação equilibrada e atividade fisica sao duas receitas para a saúde e qualidade de vida de um modo geral e certamente, também para a fertilidade.

O sedentarismo, tabagismo, doenças sexualmente transmissiveis, drogas ilícitas e consumo excessivo de álcool são fatores que prejudicam a produção de espermatozoides.

Tratamentos:

Felizmente, graças aos avanços e tecnologias da medicina reprodutiva, a infertilidade masculina pode, muitas vezes ser corrigida através dos tratamentos de reprodução assistida como a inseminação artificial ou fertilização in vitro. Em casos específicos, também pode-se recorrer a um banco de sêmen para conseguir a gestação.

Artigo publicado originalmente na Revista Saúde.

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook