Azoospermia: como homens com essa condição podem ter filhos?

A azoospermia é uma condição em que não há espermatozóides no sêmen ejaculado. Mesmo que o material ejaculado contenha muito volume, não há garantia de que possua espermatozoides.

A azoospermia é assintomática. Portanto, alguns casais apenas descobrem a azoospermia quando estão tentando engravidar.

O diagnóstico da azoospermia é feito por meio do espermograma. Trata-se de uma análise microscópica do líquido ejaculado colhido mediante masturbação. Nele será avaliada a presença de gametas, sua quantidade, morfologia e motilidade, além de outros fatores, como volume, cor e pH.

Existem dois tipos de azoospermia: obstrutiva e não obstrutiva.

A azoospermia obstrutiva está relacionada a obstruções no sistema reprodutivo masculino, nos testículos, epidídimos ou ductos deferentes. A obstrução impede a liberação de espermatozoides no sêmen ejaculado, portanto, inviabilizando a fecundação e a gestação de forma natural.

As causas mais comuns podem incluir vasectomia prévia, ausência congênita dos ductos deferentes, infecções, cirurgias prévias, lesões e anomalias genéticas. 

Já a azoospermia não obstrutiva ocorre quando existem problemas que afetam a produção de espermatozoides. Em geral, são casos mais difíceis. As causas comuns incluem desequilíbrios hormonais, alterações genéticas, infecções, traumas testiculares, radioterapia, quimioterapia, uso de certos medicamentos.

O tratamento da azoospermia para quem deseja engravidar depende da causa e do tipo de azoospermia. 

É possível coletar cirurgicamente os espermatozóides diretamente do epidídimo/testículos, local em que ficam armazenados. Em seguida, podem ser realizados métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) ou injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Em casos de vasectomia, dependendo do caso, pode ser tentado a reversão da vasectomia.

No caso de azoospermia de origem hormonal, ou seja, não obstrutiva, pode ser prescrita terapia hormonal para estimular a produção de espermatozoides.

Em casos mais extremos de azoospermia, quando não são encontradas gametas na cirurgia de recuperação dos espermatozoides do epidídimo ou do testículo, o casal pode considerar a possibilidade de utilização de espermatozoides doados obtidos através de um banco de sêmen.

Aqui na Clinifert temos todo suporte para ajudá-los nos tratamentos para azoospermia.

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook