Suporte psicológico durante os tratamentos de reprodução assistida

Entra mês e acaba mês e o positivo não vem. A cada mês sem a gestação, a frustração pode se acumular e os sentimentos de tristeza e desesperança podem aumentar. Para muitos casais, o desejo de ter um filho é forte e a luta para alcançar esse objetivo pode ser extremamente estressante e emocionalmente desafiadora.

Além disso, muitos casais enfrentam a pressão social de ter filhos, o que pode levar a sentimentos de inadequação e isolamento quando a concepção não acontece facilmente.

A infertilidade pode ter um impacto significativo no bem-estar psicológico das pessoas afetadas. Há um sentimento de tristeza, depressão, ansiedade, estresse, raiva, culpa e perda de controle sobre seu destino.

A frustração de não conseguir engravidar pode ser muito difícil de lidar e pode afetar o bem-estar emocional, o relacionamento do casal e a qualidade de vida geral.

A Medicina Reprodutiva proporciona aos casais maiores chances de engravidar, mas podem não ter sucesso imediato, o que pode aumentar ainda mais a frustração. É comum que casais em tratamento de infertilidade sintam que não têm controle sobre suas vidas e que a infertilidade os define de alguma forma, o que pode causar sentimento de perda de identidade e autoestima. A espera pelo tratamento pode ser longa e estressante, e os tratamentos em si podem ser invasivos e emocionalmente desgastantes.

No entanto, é importante lembrar que existem recursos disponíveis para ajudar indivíduos e casais que enfrentam infertilidade. A terapia é de extrema importância para casais inférteis, pois pode ajudá-los a lidar com o estresse emocional e psicológico associado à infertilidade.

Os profissionais de psicologia que trabalham com casais inférteis podem fornecer aconselhamento e terapia para ajudá-los a enfrentar os desafios emocionais associados à infertilidade, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, bem como ajudar o casal a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e a tomar decisões informadas.

Além disso, um profissional de psicologia pode ajudar a identificar questões emocionais mais profundas que possam estar afetando a fertilidade do casal e a trabalhar em estratégias para lidar com essas questões, como problemas de autoestima, ansiedade, estresse e relacionamentos interpessoais.

A psicologia também pode ajudar os casais a entenderem melhor as opções de tratamento disponíveis e a tomar decisões informadas sobre o que é melhor para eles. Por exemplo, pode ser necessário explorar questões como adoção, tratamentos de fertilidade ou a decisão de não ter filhos.

Um psicólogo é essencial para casais inférteis, pois pode fornecer o suporte emocional e psicológico necessário para lidar com as emoções intensas associadas à infertilidade e ajudá-los a encontrar estratégias para tomar decisões informadas e lidar com os desafios emocionais associados à infertilidade.

A CLINIFERT disponibiliza um serviço de psicologia terapêutica, com o objetivo de ajudar nas necessidades emocionais dos casais em todos os aspectos relacionados à infertilidade.

Aqui na CLINIFERT podemos te ajudar a passar de uma forma mais simples por essa etapa!

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

 

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook