Desistir não é uma opção! Busque seu tão sonhado positivo.

Saiba como a Reprodução Assistida pode te ajudar nessa jornada.

Quando estamos em busca de realizar um sonho, desistir não é uma opção! É preciso manter uma atitude positiva e perseverar em seu objetivo de ter um filho. A jornada da reprodução humana pode ser desafiadora, mas muitas pessoas encontram sucesso com o tempo e o apoio adequados.

Ter o acolhimento e o apoio de profissionais especializados em Medicina Reprodutiva é fundamental para te direcionar qual o melhor caminho a seguir de acordo com o seu caso!
O primeiro passo é descobrir se há alguma alteração anatômica ou hormonal que esteja dificultando a sua gestação. É importante lembrar que metade dos casos de infertilidade é devido a alterações no sêmen! Então, nada de ir sozinha à consulta, o parceiro também precisa realizar alguns exames!

Depois de investigar a mulher com exames de sangue e de imagem, e realizar o espermograma do parceiro, é hora de buscar um diagnóstico.

Pode ser que, apenas com exames básicos do casal não seja identificada nenhuma causa específica, e mais exames podem ser solicitados para complementar a investigação.

Identificado o fator de infertilidade do casal, iremos pensar nas opções de tratamento. Se não houver alteração seminal e condições de ovular, podem ser indicadas as técnicas de coito programado e a inseminação intra uterina. Nestas técnicas, a fertilização é realizada no sistema reprodutivo feminino.

No namoro programado, há uma avaliação da ovulação com ultrassons seriados e, havendo sinal da ovulação, é recomendado manter relações sexuais nos dias próximos.

No caso da inseminação intrauterina, usualmente há a estimulação ovariana controlada em conjunto com o acompanhamento ultrassonográfico, e na data próxima à ovulação, é realizada a coleta e o preparo do sêmen, que é injetado novamente no útero. Mas caso haja alterações importantes nos exames, serão indicadas as técnicas de alta complexidade, quando a fertilização é no ambiente externo ao corpo materno.

A principal técnica é a fertilização in vitro (FIV). Por alteração importante entendemos como um fator masculino mais grave, endometriose, ou mesmo quadros de ausência de ovulação ou distorções anatômicas do útero e das tubas.

Na FIV/ICSI, será realizada a estimulação ovariana, com objetivo de promover o crescimento de folículos pelo uso de hormônios aplicados diariamente. O crescimento dos folículos é controlado por ultrassonografia, a fim de avaliar a quantidade e o tamanho dos folículos ovarianos.

Quando houver uma determinada quantidade e tamanho folicular, é agendada a captação dos óvulos destes folículos. Os óvulos então são selecionados no laboratório e, neste momento, é obtido o sêmen, que também é selecionado e preparado, a partir daí há a junção do óvulo com o espermatozóide em laboratório.

Os embriões resultantes deste encontro ficarão por alguns dias se desenvolvendo sob cuidados laboratoriais. No 3º ou 5º dia após a fertilização, será selecionado o melhor embrião para a transferência no útero. Caso haja mais embriões, estes poderão ser congelados para uma tentativa futura de uma nova gravidez.

Em casos de doenças genéticas familiares ou idade materna avançada, pode ser indicada a realização de uma biópsia no embrião no dia 5 após a fertilização, antes da seleção e transferência para o útero.

Existem diversas alternativas e caminhos dentro da Medicina Reprodutiva.

Nós aqui da Clinifert temos toda a infraestrutura e conhecimento para te ajudar a conseguir seu sonhado positivo!

Caso esteja tentando engravidar sem sucesso, entre em contato com a gente, vamos buscar o melhor caminho para sua jornada!

Na Clinifert, buscamos oferecer um atendimento humanizado e personalizado para nossos pacientes. Clique aqui e fale com nossa equipe para agendar a sua consulta com uma de nossas especialistas. 

Este conteúdo é informativo, não substitui uma consulta médica com especialista. Responsável Técnica: Dra. Kazue Harada Ribeiro – CRM/SC: 2035 – RQE: 300 / 301 / 9014

 

Sobre o autor

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Facebook